20 de Janeiro de 2021

Pix: o que é e qual seu impacto no varejo?

O Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, entrou em operação em novembro de 2020 e já está sendo utilizado por estabelecimentos comerciais, e-commerces e consumidores para transferir dinheiro e realizar pagamentos. Essa é uma grande oportunidade para o varejo se reinventar e oferecer melhores experiências de compra para os clientes.

A promessa do novo sistema de pagamento instantâneo é diminuir custos, agilizar transações financeiras e aumentar a digitalização das transações de uma maneira segura. Com isso, o Pix será um marco para a indústria online brasileira e irá facilitar a transição para o omnichannel.

O que é Pix?

Criado pelo Banco Central (BC), é o pagamento instantâneo brasileiro em que os recursos são transferidos entre contas a qualquer hora e a qualquer dia, em poucos segundos. 

Uma das vantagens desse novo método é que o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Além disso, as transferências podem ser feitas entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais (inclusive comércio eletrônico), entre empresas (como pagamentos de fornecedores, por exemplo) e para transferências envolvendo órgãos governamentais (como pagamentos de taxas, impostos, serviços, benefícios sociais, entre outros).

Os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

  • Por meio de chaves ou apelidos para identificar a conta, como número de telefone celular, CPF, CNPJ ou endereço de e-mail;
  • Por meio de QR Code, que pode ser estático (usado em múltiplas transações) ou dinâmico (usado em apenas uma transação);
  • Por meio de tecnologias que possibilitam a troca de informações por aproximação (NFC).

Os comerciantes podem utilizar os QR Codes estáticos em etiquetas nos pontos de venda, enquanto os códigos dinâmicos são mais adaptáveis ao e-commerce, por exemplo.

Assim, o cliente só precisa apontar a câmera de um smartphone conectado à internet para a imagem e realizar o pagamento. Em poucos segundos, os recursos já estarão disponíveis na conta de destino.

Impacto do Pix no varejo

Atualmente, a grande maioria dos varejistas aceita pagamentos com cartões de crédito e débito, dinheiro, boleto e transferência bancária, mas a maioria das operações são custosas e nem sempre são compensadas imediatamente.

Além do mais, muitos consumidores abandonam a compra quando a empresa não oferece a opção de pagamento desejada, especialmente no comércio eletrônico.

Ao disponibilizar opções diversificadas de pagamento, a experiência de compra do cliente torna-se muito mais rica e a empresa investe na construção de um relacionamento próximo com o seu público, fator decisivo para a fidelização.

Essas mudanças também apontam para a disseminação da omnicanalidade, ou seja, a redução das barreiras entre o online e o offline.

Vantagens do Pix para os varejistas

A adoção do Pix tem um impacto direto sobre a gestão financeira do negócio, pois aumenta o giro de caixa e oferece maior praticidade para o cliente e para o gestor. Confira as vantagens de adotar esse meio de pagamento no seu varejo:

1.Disponibilização imediata de recursos

O processo de compensação de pagamentos com boletos ou cartões pode levar de um a três dias úteis, dependendo do meio utilizado. 

Em uma transação por Pix, por outro lado, o valor fica disponível na conta da empresa em poucos segundos, o que gera um aumento no fluxo de caixa que facilita o planejamento e a gestão financeira da empresa como um todo.

2.Rapidez no checkout e diminuição de filas

Em uma loja física, as filas são o momento mais desagradável da experiência de consumo e podem fazer com que o consumidor desista da compra. Assim, utilizar QR Codes torna o pagamento mais ágil e automatizado, tanto na loja física quanto no e-commerce.

Além disso, outra vantagem do Pix é que o cliente usa seu próprio smartphone e não precisa encostar no cartão, máquina ou recibo, por exemplo, uma preocupação cada vez mais comum e que tende a se intensificar nos próximos anos.

3.Redução dos custos operacionais

Atualmente, as empresas pagam tarifas significativas pela emissão de boletos ou transações de débito e crédito, aumentando os custos operacionais. 

Até mesmo os pagamentos em dinheiro geram gastos com transporte, armazenamento das cédulas e segurança do estabelecimento. 

Com o sistema de pagamento instantâneo, esses custos caem consideravelmente, além de oferecer maior praticidade no controle das despesas e receitas.

4.Melhora na gestão do estoque

No comércio eletrônico, o pagamento em boleto pode prejudicar o fluxo dos processos internos, já que é preciso separar o produto e aguardar a compensação do pagamento, que pode levar até três dias úteis. 

Em muitos casos, o boleto é emitido mas não é pago, o que também prejudica a gestão do estoque.

Com o Pix é possível evitar esses problemas, especialmente em épocas como Black Friday e Natal, datas importantes para a lucratividade do varejo.

Outro ponto fundamental para melhorar a gestão do estoque tanto da loja física quanto do e-commerce é contar com um ERP especializado em varejo para melhorar o gerenciamento da empresa de ponta a ponta.

Agora que você já sabe o que é Pix e qual o seu impacto para o varejo, saiba mais sobre a importância de um ERP para a integração e gestão da sua rede de lojas.