08 de Dezembro de 2022

E-commerce e a rentabilidade no mercado de eletrônicos e eletrodomésticos

O mercado de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil é bastante competitivo, com uma ampla variedade de marcas e modelos disponíveis. O setor ficou mais aquecido em meio à pandemia e continua crescendo, mesmo com os desafios econômicos que o país enfrenta desde o início da crise sanitária mundial.

As perspectivas para este segmento no Brasil em 2023 são positivas. Certamente, a demanda por esses produtos deve continuar crescendo graças à tendência de digitalização e automação que deve impulsionar ainda mais a procura por produtos inteligentes e conectados, como as assistentes virtuais.

5 fatos sobre o mercado de eletrônicos e eletrodomésticos 

1. Brasil é o maior mercado de eletrodomésticos da região sul-americana

O país tem o maior mercado consumidor de eletrodomésticos na América Latina e é considerado um dos principais fabricantes do segmento na região. 

A indústria de eletrodomésticos no Brasil é composta por uma variedade de empresas, incluindo grandes fabricantes que detêm uma fatia significativa do mercado. Essas empresas estabelecidas no país contribuem para a competitividade e diversidade da indústria.

O varejo digital é um dos grandes responsáveis por impulsionar o crescimento do mercado de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil. Dessa forma, o país é visto como uma das principais potências do e-commerce na América Latina, com um crescimento de 16% no varejo online em 2019 e vendas totais de R$ 61,2 bilhões.

Isso demonstra que o mercado brasileiro de e-commerce oferece excelentes oportunidades para varejistas online tanto na América Latina quanto no mundo.

2. O crescimento do mercado de eletrônicos e eletrodomésticos é exponencial

Além de ser altamente procurado pelos consumidores, o setor é uma importante fonte de renda no país.

Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a produção cresceu 15,6% entre janeiro de 2020 e 2021. A previsão da Statista é que a receita da categoria de eletrodomésticos tenha um crescimento anual de 2,91% até 2025, já a de eletrônicos gerará uma receita de US$ 7,4 bilhões.

Como mencionamos acima, grandes players do ramo do varejo impulsionam o mercado no âmbito digital, investindo em tecnologia, inovação e varejo móvel. As tradicionais lojas de eletrodomésticos varejistas no Brasil, como Magazine Luiza, B2W e Via Varejo, contribuíram para o crescimento do e-commerce no país ao desenvolver e promover seus próprios marketplaces para vendedores terceirizados, e essa estratégia tem se mostrado eficaz.

3. Os eletrônicos e eletrodomésticos são objetos de paixão dos brasileiros

É inquestionável que os brasileiros são apaixonados por eletrônicos e eletrodomésticos. De acordo com dados do IBGE de 2018, 98,3% dos lares brasileiros possuem geladeira e 96,4% possuem pelo menos uma televisão, sendo 74,3% delas de tela fina.

Os dados de agosto de 2022 do NZN Intelligence mostram que tais equipamentos domésticos representam 34,8% das preferências nas compras online.

4. O setor é considerado um dos mais importantes do comércio eletrônico

Os e-commerces escalaram rapidamente no período de pandemia e isso fez com que o interesse dos brasileiros por eletrônicos e eletrodomésticos elevasse o volume de buscas online por esses produtos ocasionando uma mudança na escolha e consumo de produtos para casa. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2021, 90,0% dos domicílios no Brasil possuíam acesso à internet.

A quantidade de consumidores que compram eletrodomésticos em lojas virtuais é grande e a pandemia de Covid-19 aumentou ainda mais essa tendência. Conforme o relatório mensal "Setores do E-commerce no Brasil" feito pela Conversion, Magazine Luiza, Casas Bahia e Samsung estavam entre as dez maiores lojas virtuais que detiveram 44% de toda a audiência do comércio eletrônico nacional em Abril.

5. Alcance sucesso no mercado de eletrônicos e eletrodomésticos com o Omnichannel

A estratégia Omnichannel é uma abordagem de vendas que permite às empresas oferecer uma experiência consistente e integrada aos clientes em todos os canais, isso inclui as lojas físicas, e-commerce e até redes sociais. Resumidamente, para aplicar essa técnica no mercado de eletrônicos e eletrodomésticos, é preciso:

  • Integrar as plataformas de vendas online e offline;
  • Oferecer aos clientes a opção de comprar online e retirar na loja;
  • Oferecer aos clientes a opção de devolver ou trocar produtos em qualquer loja da rede;
  • Oferecer personalização e serviços pós-venda;
  • Utilizar dados e análise para entender melhor o comportamento e necessidades dos clientes;
  • Oferecer suporte ao cliente por meio de diversos canais.

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