24 de Novembro de 2022

Os desafios e oportunidades do mercado de móveis pós-pandemia

O mercado de móveis sofreu significativamente com a pandemia de Covid-19, uma vez que as lojas físicas fecharam suas portas durante o período de restrições para o funcionamento dos estabelecimentos. Entretanto, com a retomada gradual da economia, o setor moveleiro tem se mostrado resiliente e se recupera dos impactos.

A seguir, confira como os desafios enfrentados pela pandemia e os investimentos em tecnologia e inovação abriram as portas para um aumento da demanda por móveis.

Brasil: forte potência no mercado de móveis

A crise sanitária mundial impactou consideravelmente o mercado de móveis, que se recupera lentamente, porém com ótimas perspectivas de crescimento e oportunidades.

No Brasil, o setor moveleiro abrange a fabricação de móveis e colchões, e conta com cerca de 20 mil estabelecimentos, que são responsáveis por gerar aproximadamente 230 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

Entre junho e agosto de 2020, no auge da pandemia, a procura por móveis aumentou substancialmente. No entanto, como a produção não conseguiu acompanhar a demanda, houve uma queda na indústria e as empresas tiveram baixo faturamento.

Em 2021, a história é outra. Os dados da Inteligência de Mercado para a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) mostram que no primeiro semestre, o setor moveleiro apresentou crescimento acima de 30%.

Investimentos em tecnologia e inovação e a crescente popularidade do e-commerce foram grandes responsáveis por essa recuperação. O segmento ficou mais fortalecido e as empresas se adaptaram para se manterem competitivas. Vamos falar mais sobre isso adiante.

Procura por móveis home office aumenta no setor moveleiro

Naturalmente, com as restrições impostas pela pandemia, uma das principais tendências que chegou a partir de 2020, e ficou, é a demanda por móveis home office.

Com mais pessoas trabalhando em suas casas, houve uma necessidade crescente de mobília de escritório e a criação de espaços de trabalho confortáveis e agradáveis. Isso inclui escrivaninhas, cadeiras, estantes, prateleiras e armários para armazenamento.

As lojas de móveis têm se adaptado para atender esse público, que é muito exigente, oferecendo variedade de opções de mobília para escritório, desde peças modernas e minimalistas até peças mais clássicas e tradicionais.

Podemos observar que muitas empresas continuam a optar pela modalidade teletrabalho, e com isso, a procura por móveis do setor não para de crescer. Certamente, a tendência é que o mercado siga crescendo.

Tecnologia e inovação para melhorar a experiência de compra

Os investimentos em tecnologia e inovação no segmento moveleiro ficaram mais evidentes a partir do momento em que as empresas entenderam que o mercado de móveis estava em constante mudança.

Para acompanhar as tendências, as empresas e lojas de móveis incluíram o uso de tecnologias digitais para melhorar a experiência de compra, com visualizações em 3D e realidade aumentada, assim como o uso de inteligência artificial e automação para aprimorar a eficiência nos resultados e reduzir custos. 

O “figital”, por exemplo, chegou para ficar. Se você ainda não ouviu falar neste termo, a gente te explica. A palavra criada através da fusão de “físico” e “digital” é usada para se referir a elementos tanto físicos quanto digitais. Ou seja, uma loja física de móveis pode oferecer a possibilidade de comprar seus produtos por meio de aplicativo. Sendo assim, ela passa a ser considerada uma loja “figital”. 

Isso parece normal hoje em dia. Entretanto, muitas marcas percebem que como o mobile está tão em alta, acabam por criar promoções e condições exclusivas para quem compra pelo app de sua loja.

As inovações não param por aí e as empresas investem também em soluções sustentáveis, como materiais recicláveis e fontes de energia renováveis para atender as demandas por produtos amigáveis ao meio ambiente e gerar um consumo mais consciente.

Você pode contar com o +Lojas para se destacar no mercado de móveis e criar oportunidades dentro desse segmento. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do setor.