12 de Janeiro de 2023

Mercado de eletrodomésticos no Brasil: tendências para o segmento em 2023

O mercado brasileiro de eletrodomésticos é o maior da América do Sul e continua crescendo. Durante a pandemia de Covid-19, mesmo com a desaceleração da economia, a categoria conseguiu se recuperar e continuou se destacando.

Neste artigo, vamos discutir as tendências e as expectativas para o crescimento do mercado de eletrodomésticos no Brasil em 2023.

O mercado de eletrodomésticos no Brasil

Os eletrodomésticos melhoram o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, deixando atividades rotineiras, como cozinhar e limpar, mais práticas. Os brasileiros gostam de gastar em produtos do segmento e o ticket médio do mercado de eletrodomésticos é um dos mais altos do varejo.

A geladeira é o eletrodoméstico mais popular no Brasil, 98% dos lares brasileiros têm geladeira, em seguida aparece o fogão (95%), lavadora de roupas (53%), microondas (53%) e tanquinho semiautomático (39%). A televisão também é um item indispensável nos lares brasileiros, que costumam aproveitar grandes eventos televisivos, como a Copa do Mundo, para trocar de aparelho.

Mesmo sendo dono do maior mercado de eletrodomésticos da região sul-americana, o Brasil possui poucos grandes fabricantes respondendo pela maior fatia do mercado. São quase mil fábricas concentradas principalmente na região sul e sudeste, mas que possuem uma baixa participação nas exportações do setor, dominado principalmente pelo México e China.

A demanda por eletrodomésticos grandes e pequenos se renovou depois da fase crítica da pandemia, quando os consumidores passaram a tentar ressignificar sua maior permanência em casa. Entre março e abril de 2021, as vendas do setor saltaram cerca de 24,8%, um dos maiores crescimentos entre os setores monitorados durante o período, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leita também: E-commerce e a rentabilidade no mercado de eletrônicos e eletrodomésticos .

Tendências para o mercado de eletrodomésticos brasileiro em 2023

De acordo com um estudo realizado pela Mordor Intelligence, o mercado de eletrodomésticos deve crescer cerca 5% ao ano até 2027. A perspectiva de negócios é excelente, principalmente entre as categorias de eletrodomésticos de baixa penetração, como eletrodomésticos de alta tecnologia para cozinha e produtos inteligentes.

A seguir, confira outras tendências para o mercado de eletrodomésticos em 2023:

Aumento da busca por produtos de alta tecnologia e inteligentes

Algumas pesquisas apontam o aumento da busca e consumo de produtos domésticos smart, uma tendência que deve se fortalecer nos próximos anos. Os eletrodomésticos inteligentes são capazes de se conectar à Internet e podem ser controlados por meio de um aplicativo mobile ou comandos de voz.

Com o crescimento econômico e o aumento do poder aquisitivo, as classes B e C passaram a ter acesso a eletrodomésticos de alta tecnologia, como cooktops de indução, fornos de microondas de convecção e outros itens de cozinha de alta tecnologia. 

A chegada da conexão 5G ao Brasil deve beneficiar esses produtos e é provável que o número de vendas se multiplique em 2023. A tecnologia deve melhorar a automação principalmente de produtos da linha branca, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar.

Crescimento do segmento de linha branca

A linha branca tem se destacado no mercado brasileiro, as pessoas estão investindo em produtos que melhorem sua qualidade de vida e facilitem suas tarefas domésticas. A cozinha inteligente está entre os principais sonhos de consumo do consumidor moderno.

Os fabricantes estão investindo em novas tecnologias e inovações para atender às necessidades e desejos dos consumidores. Mas poupar energia e evitar o desperdício de recursos se tornou um diferencial da maior relevância para o novo consumidor.

Aumento da importância da sustentabilidade

As pessoas estão cada vez mais conscientes dos impactos ambientais e sociais de suas escolhas de consumo, por isso a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores. A tendência já se consolidou como uma demanda crescente entre os consumidores de todo o mundo, principalmente os mais jovens.

Como aproveitar o potencial de crescimento do setor?

O crescimento do e-commerce tem sido e deve continuar como um dos principais impulsionadores do mercado de eletrodomésticos no Brasil. Os consumidores estão cada vez mais confortáveis em realizar compras pela internet e desejam uma experiência de compra omnichannel, com as mesmas opções, segurança e qualidade que encontra nas lojas físicas. 

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