02 de Setembro de 2020

Omnichannel: o que é e como aplicar no varejo

Hoje em dia, com a transformação digital, as empresas estão buscando novas formas de se destacarem com relação à concorrência. Por isso, a experiência do consumidor está se tornando uma prioridade cada vez maior, principalmente para o varejo. Nesse cenário, o Omnichannel está crescendo e se tornando uma estratégia fundamental para o sucesso.

Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou e os shoppers transitam livremente entre o online e o offline na hora de fazer compras. Com uma estratégia Omnichannel, a empresa leva esses fatores em consideração e aumenta suas vendas. 

O que é Omnichannel?

Omnichannel, que pode ser traduzido como multicanal, é uma estratégia que se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. O objetivo é reduzir as barreiras entre o online e o offline e melhorar a experiência do cliente.

Segundo um artigo da BCG (realizado antes da pandemia), 4% do total das vendas do varejo brasileiro acontecem online, mas a internet tem influência sobre mais de 50% das compras realizadas em lojas físicas. Ou seja, as decisões de consumo não acontecem apenas quando as pessoas estão na loja com o produto nas mãos. 

Atualmente, a decisão de compra se consolida em vários micro-momentos ao longo da jornada de consumo. Por isso, não faz mais sentido utilizar estratégias desconectadas para a loja física e a loja virtual. 

Apenas com a integração dos canais é possível impactar o consumidor nesses micro-momentos até a decisão de compra.

Omnichannel e o futuro do varejo

Você já deve ter ouvido falar que o Omnichannel é o futuro do varejo.

Em tempos de imediatismo em que as pessoas ficam conectadas a maior parte do tempo, utilizar todos os canais possíveis para suprir as necessidades do consumidor é a melhor forma de criar uma boa experiência para o cliente.

No entanto, o Omnichannel já é a realidade de muitas empresas no Brasil e no mundo.

Por exemplo, uma pessoa pode encontrar um produto no e-commerce e ir até a loja física para vê-lo pessoalmente e realizar a compra. Da mesma forma, o consumidor pode ver um produto na vitrine e comprá-lo pela loja virtual em busca de melhores condições de pagamento.

A expansão dos canais de compra para sites, redes sociais, aplicativos, lojas físicas e aplicativos de mensagem, entre outros meios, é uma tendência que irá crescer cada vez mais nos próximos anos.

No entanto, é importante ressaltar que a experiência de compra não depende apenas da quantidade de canais. Para isso, a empresa deve criar uma estratégia que integre esses formatos de modo a se adaptar exatamente à jornada do consumidor.

Como viabilizar e gerenciar uma estratégia Omnichannel

Fazer a gestão de um negócio Omnichannel não é uma tarefa simples e existem diversas ferramentas que ajudam a criar e gerenciar essa estratégia. Um ERP para varejo tem todas as funções para centralizar as informações em um só lugar e facilitar a operação de vendas.

A diversidade de formas de acesso, seja por smartphones, tablets ou computadores, exige modelos de negócio dinâmicos que acompanhem o mercado. 

Além disso, é importante que a empresa tenha uma gestão estruturada para o crescimento e que leve em conta todas as etapas, desde o planejamento estratégico à entrega do produto ao cliente.

Para isso, é importante contar com um ERP Omnichannel, como o +Lojas, que garante a segurança nas transações, confiabilidade dos dados, estabilidade dos processos e, principalmente, informações que auxiliam na tomada de decisões. Entre em contato conosco e encontre a solução para fazer sua empresa crescer.