24 de Agosto de 2020

Qual a importância de um ERP para empresas de varejo?

Em um mercado conectado e cada vez mais competitivo, uma gestão eficiente é fundamental para aumentar o desempenho, reduzir os custos e se destacar com relação à concorrência. Nesse sentido, um software de ERP voltado para o varejo torna o processo de venda mais ágil e contribui para o crescimento do negócio.

O ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês), é um sistema integrado de gestão empresarial que reúne as informações de todos os setores para facilitar o planejamento e a gestão da empresa, de ponta a ponta. No varejo, permite o controle de estoque, mensuração e acompanhamento das vendas, suporte ao backoffice, integração com a loja virtual e diversas outras vantagens.

Entenda a importância de utilizar um ERP para o mercado de varejo:

  • Melhora do desempenho

Com um sistema de gestão integrado, é possível centralizar todas as informações em um só lugar ao qual todos têm acesso, visualizando os dados em tempo real e aumentando a produtividade do negócio.

A integração entre as lojas físicas e o e-commerce permite eficiência operacional, melhora nas respostas às demandas do seu cliente e gerenciamento dos fluxos de atendimento, reduzindo os gargalos que comprometem os resultados.

  • Controle do estoque

A gestão racional e eficiente do estoque é uma das tarefas mais importantes para uma empresa varejista. Isso porque os produtos são o centro de toda a operação e podem comprometer a atividade mercadológica como um todo.

Nesse sentido, o sistema ERP permite e facilita a organização, controle e administração do estoque on time, além de centralizar as informações dos setores de suprimentos, vendas, armazenamento, distribuição e transporte, possibilitando a sustentação do omnichannel.

  • Redução de custos

Com um sistema robusto, as informações podem ser acessadas quando e onde você precisa, permitindo que o gestor acompanhe e tome decisões estratégicas que aproveitam oportunidades e reduzem perdas.

Com processos bem definidos, lógicos e aderentes ao negócio, as atividades são realizadas de forma clara e objetiva, contando com informações que colaboram para a obtenção de ganhos, redução de custos e alcance de resultados com menor esforço.

Além disso, a automatização das atividades otimiza o tempo dos colaboradores para que os gestores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas, enquanto a equipe de vendas tem todo o suporte necessário para melhorar seus indicadores.

  • Planejamento estratégico

Em uma rede de varejo, o ERP facilita a gestão corporativa a partir de informações atualizadas e integradas de todos os setores. Os resultados podem ser avaliados por unidades, grupos de estabelecimentos ou para toda a rede, de acordo com as necessidades do grupo gestor.

É possível desdobrar o planejamento estratégico e implementar ações de curto, médio e longo prazo, elaborando a estrutura orçamentária pelo sistema, atrelando budget por departamento e realizando o acompanhamento do que foi previsto em comparação ao realizado.

  • Integração entre loja física e e-commerce

Muitas lojas físicas já estão presentes na internet e, com isso, conseguiram alcançar novos públicos e melhorar os resultados da empresa. Por isso, contar com um ERP de varejo é fundamental para gerenciar os produtos, promoções e formas de pagamento da loja virtual, tudo em um só sistema.

Um sistema robusto e adequado também deve oferecer uma estrutura para SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês de otimização para mecanismos de busca), permitindo que os produtos sejam facilmente encontrados pelos clientes na internet.

Além disso, contar com o e-commerce e backoffice no mesmo sistema, integrando as atividades dos departamentos, tornou-se fundamental para manter um bom fluxo de operação e o atendimento das expectativas dos clientes.

  • Controle financeiro

Com as informações dentro do mesmo sistema, a emissão de relatórios globais ou detalhados é feita de forma rápida e fácil.

Assim, o gestor tem uma visão integral e transparente da organização, controlando as informações de compras, vendas, tributações, fluxo de caixa e cumprindo as obrigações financeiras em dia, cuidando da saúde financeira de acordo com a estratégia adotada.

O +Lojas é um ERP omnichannel desenvolvido para o varejo que oferece as funcionalidades para a sua empresa crescer de forma saudável e contínua. A modalidade SaaS (Software as a Service) tem todos os recursos necessários para a implantação, operação, sustentação e evolução do software.

Mais do que um sistema, o +Lojas é um parceiro que suporta o crescimento do seu negócio. Entre em contato com nossos consultores e descubra como um ERP de varejo contribui para a expansão da sua empresa.