22 de Dezembro de 2022

Por que o mercado de cosméticos no Brasil é um dos maiores do mundo?

Não tem como não falar dos setores da economia sem mencionar a pandemia. O mercado de cosméticos brasileiro, por exemplo, foi um dos poucos que sobreviveram à crise mundial que todos nós (ainda) atravessamos.

Graças a sua capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, o setor de cosméticos no Brasil percebeu oportunidades e apostou em ideias inovadoras para atingir públicos ainda mais preocupados com a saúde e a beleza, devido ao período de quarentena. 

O resultado disso não poderia ser diferente: um alto consumo de produtos de cuidados com a pele e cabelos.

Brasil é o terceiro no ranking do mercado de cosméticos

A preocupação do brasileiro com a beleza, cuidados pessoais e saúde da pele e cabelos tornou o Brasil o terceiro país em um ranking mundial com gastos em cosméticos, segundo dados obtidos em 2021, de acordo com o Sebrae.

Entre os principais segmentos deste mercado, o destaque vai para os produtos de cuidados com a pele, como cremes, loções e óleos, seguidos pelos produtos para cabelos, shampoos e condicionadores. Além disso, há um crescente interesse por maquiagens e perfumes.

A área traz cada vez mais oportunidades de negócios, já que a indústria de cosméticos no país ganha força e aposta em inovação, com novas marcas e segmentos diferenciados, como os cosméticos orgânicos e veganos.

Fique de olho no mercado de cosméticos orgânicos e veganos

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e o meio ambiente. Dessa forma, a tendência que chegou para ficar é a dos cosméticos orgânicos e veganos, sejam eles produtos para pele, cabelos, maquiagens e perfumes. Segundo uma pesquisa da Technavio, o segmento pode crescer o equivalente a R$ 18 bilhões até 2024.

Esses produtos são feitos com ingredientes naturais e orgânicos, sem testes em animais e sem ingredientes de origem animal, assim sendo uma opção mais saudável e ética para um consumo consciente. Os consumidores desse segmento do mercado de cosméticos procuram alternativas sustentáveis e menos agressivas à natureza.

Cosméticos acessíveis para todos

Outra tendência que tem impulsionado o mercado de cosméticos no Brasil é o aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E, que têm mais acesso a produtos de beleza e cuidados com a pele.

Segundo informações da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o Brasil é um dos principais berços das vendas diretas, com mais de 4,1 milhões de empreendedores independentes ativos no país.

As vendas por catálogo, tradicionais em marcas como Avon, Natura e Boticário, oferecem linhas com produtos mais acessíveis financeiramente e funcionam como um complemento na renda de muitas famílias brasileiras.

E-commerces de cosméticos em alta

No auge da pandemia de Covid-19, os e-commerces de cosméticos ganharam mais espaço e consumidores fiéis. O alto consumo de produtos de beleza gerou um sucesso de vendas no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).

Em 2020, houve um aumento de 14,4% no número de pedidos de produtos de Beleza, Perfumaria e Saúde e esses produtos faturaram 5,7% a mais do que em 2019, especialmente itens para os cabelos e perfumaria.

Omnichannel: Alie vendas e satisfação do cliente no mercado de cosméticos

A estratégia Omnichannel visa proporcionar uma jornada de compra coerente e integrada através de vários canais, tanto online quanto offline, tais como lojas físicas, aplicativos móveis, redes sociais e e-commerce, possibilitando que os clientes possam interagir com a marca de forma fluida e personalizada, independentemente da plataforma escolhida.

Adotar estratégias Omnichannel no setor de cosméticos e beleza é, sem dúvidas, uma forma em que as empresas atinjam e engajem seus clientes por meio de vários canais. O resultado é o aumento das vendas e melhora da experiência de compra.

Lojas físicas personalizadas, marketing bem direcionado para o público correto, pagamentos integrados, integração dos canais com a área de logística e comunicação totalmente integrada são algumas maneiras específicas de estratégias Omnichannel que você pode utilizar para alavancar o seu negócio no ramo da beleza.

O mercado de cosméticos é um dos mais aquecidos e promissores no Brasil. Para se destacar e sair na frente dos concorrentes, conte com a expertise do +Lojas. Sua marca estará pronta para crescer e atingir os clientes certos. Entre em contato conosco e conheça o poder da estratégia omnichannel para o varejo.