21 de Setembro de 2020

Self-checkout: o que é e quais as principais vantagens para a sua loja

O avanço da tecnologia e as rotinas cada vez mais agitadas trouxeram grandes mudanças para o relacionamento entre as empresas e os consumidores. Assim surgiu o self-checkout, também conhecido como autoatendimento ou autopagamento. 

O self-checkout é ideal para a nova realidade do varejo, em que os consumidores buscam cada vez mais agilidade e autonomia para realizar suas compras. Por isso, essa tecnologia está preparada para atender a todas as etapas da operação, como leitura de código de barras, possibilidade de pagamento com cartão de crédito e débito, entre outras funcionalidades que geram economia de recursos para o varejista.

O que é self-checkout?

O self-checkout é uma tecnologia disponível no ERP de varejo que permite que o cliente passe suas próprias compras e realize o pagamento no caixa, reduzindo filas e custos no atendimento. Por isso, também é chamado autoatendimento ou autopagamento.

Há alguns anos, a Amazon trouxe um conceito inovador para o varejo: “Just Walkout” (apenas vá embora, em tradução livre). Com essa tecnologia, os consumidores podem escolher os produtos dentro da loja e levar para casa, sem enfrentar filas nem realizar o checkout.

Entenda o funcionamento no vídeo de divulgação:

Essa tecnologia já é realidade em algumas lojas físicas da Amazon e também mostra a evolução da experiência de compra do consumidor. Com o self-checkout, é possível oferecer maior comodidade aos clientes e agilidade na realização das compras.

Essa prática já é bastante comum em redes de lojas nos Estados Unidos, Austrália e Europa. A ideia é que os clientes façam o próprio atendimento, principalmente em compras rápidas, para diminuir o tempo de espera em filas.

No Brasil, o self-checkout já é utilizado em redes de varejo como Carrefour, Supermercados Master e Walmart, proporcionando economia de recursos e melhor gerenciamento do espaço da loja. A tecnologia tem potencial para se adaptar a outros segmentos e levar inovação a qualquer ambiente.

Como funciona o self-checkout?

O self-checkout funciona de uma forma simples e intuitiva. No início, pode ser necessário que um funcionário esteja disponível para auxiliar os consumidores com a novidade, mas, com o tempo, os clientes irão se acostumar com a facilidade proporcionada pela tecnologia.

Entenda o passo a passo da utilização dessa tecnologia no varejo:

  1. O cliente posiciona o cesto de compras ou o carrinho ao lado do terminal e passa os produtos, um a um, no leitor de código de barras;
  2. A tela mostra os itens da compra e o cliente faz a conferência dos produtos.
  3. O cliente finaliza a compra e realiza o pagamento com cartão de crédito ou débito;
  4. A nota fiscal é emitida para o consumidor.

O sistema tem diversos mecanismos de segurança para garantir que os produtos estão sendo contabilizados corretamente e evitar furtos. 

Além disso, se houver alguma inconsistência durante o autoatendimento, o sistema bloqueia a operação e envia um aviso para o supervisor, que poderá oferecer o suporte necessário.

Vantagens do autoatendimento para o varejo

A tecnologia de self-checkout tem diversos benefícios para os consumidores e também para os lojistas. Planejado e desenvolvido para facilitar a experiência de compra, o sistema é intuitivo e com o tempo torna-se um diferencial para a marca.

  • Divulgação espontânea

A comodidade proporcionada pela tecnologia e a realização das compras com rapidez são fatores decisivos para o consumidor na hora de escolher onde comprar.

Assim, além de facilitar a experiência de compra, o self-checkout atrai a curiosidade dos clientes, que ajudam a divulgar a loja entre seus conhecidos.

Com isso, é possível atrair e fidelizar novos clientes, aumentando as vendas e melhorando os resultados do negócio como um todo.

  • Diminuição do tempo de espera

O self-checkout funciona como um caixa rápido mas, ao invés de substituir esse modelo, pode ser utilizado para complementar e dividir o atendimento. Dessa forma, o sistema contribui para aliviar o fluxo na frente de loja ao reduzir a quantidade de filas e o tempo de espera.

O espaço ocupado pelos terminais de autoatendimento também é menor do que os caixas comuns, possibilitando que sejam instalados em maior quantidade e tornando a operação mais rápida e eficaz.

  • Redução dos custos operacionais

Em muitos casos, diminuir os custos da empresa prejudica a qualidade do serviço de uma maneira geral. Nesse sentido, o self-checkout é uma opção segura e que só tem a acrescentar ao atendimento.

Essa tecnologia oferece as mesmas vantagens de se contratar novos funcionários, mas sem a mesma burocracia e com menos chances de falhas. A instalação de três caixas de autoatendimento, por exemplo, demanda apenas um supervisor para monitorar as operações.

Com isso, é possível reduzir os custos com mão de obra e oferecer maior comodidade aos clientes.

  • Melhor experiência de compra para o consumidor

Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou e os comércios também estão se reinventando. A praticidade é fundamental para uma boa experiência de compra e, nesse sentido, o self-checkout tem todas as qualidades para atender aos novos padrões de qualidade dos clientes.

Além disso, o sistema de autoatendimento também pode ser integrado a outras ferramentas que facilitam a gestão das lojas físicas e também do e-commerce. O +Lojas é um ERP de varejo na modalidade SaaS (Software as a Service), que permite o crescimento das vendas e a expansão das lojas.

A solução de ERP omnichannel tem diversas facilidades, como self-checkout e click and collect, que otimizam as operações de redes de lojas. Para saber mais sobre a solução completa que o +Lojas oferece para a sua rede de varejo, fale com um de nossos consultores.