16 de Setembro de 2020

Descubra como um ERP para varejo ajuda sua empresa a crescer

Fazer a empresa crescer é um dos maiores desafios dos varejistas. Nesse cenário muitas vezes desfavorável, ter um planejamento estruturado e pensamento estratégico é essencial para a expansão do negócio. Contar com ERP para varejo também apresenta uma vantagem com relação à concorrência e controle total sobre as vendas.

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) especializado em varejo reúne as informações da empresa em um só lugar, para que os gestores tomem decisões mais assertivas e os vendedores possam dedicar-se apenas às vendas. Ao utilizar um software que se adapta a qualquer modelo de negócio, fazer a empresa crescer é apenas questão de tempo.

Integrar todas as lojas físicas ao e-commerce, fazer a gestão do estoque, controlar o fluxo de caixa e as obrigações financeiras da empresa são apenas algumas funcionalidades de um ERP especializado para varejo. Confira algumas vantagens desse sistema para fazer sua rede de lojas crescer:

1 - Redução da burocracia e dos custos operacionais

Uma das principais vantagens de um sistema de gestão é a facilidade de acesso a informações que permitem uma visão integral do negócio. Com os dados disponíveis em poucos cliques, os gestores podem identificar os produtos mais vendidos e realizar promoções para equilibrar as finanças, por exemplo.

Além disso, a utilização de um ERP eficiente ajuda a reavaliar os processos internos, diminuir a burocracia e reduzir custos operacionais, como gastos com outros softwares ou serviços que não são mais necessários devido às funcionalidades presentes em um único sistema.

2 - Gestão financeira e acesso a relatórios

Manter a organização financeiramente saudável é essencial para seu crescimento e expansão. Para isso, contar com um ambiente gerencial organizado e bem definido ajuda a eliminar processos redundantes e manuais, além de facilitar o acesso rápido a informações dos setores da empresa ou lojas físicas, de acordo com as necessidades dos gestores.

Dessa forma, é possível identificar gastos excessivos e tomar decisões com base em dados para direcionar melhor os recursos da organização. Um ERP também ajuda a economizar o tempo de todos os envolvidos na rotina administrativa, já que pode ser integrado a sistemas bancários e automatizar diversas atividades.

3 - Unificação das informações da frente de loja ao backoffice

Controlar o estoque de uma rede de lojas não é uma tarefa fácil e exige atenção aos detalhes para evitar perda financeira e competitiva. Assim, com as informações em um só banco de dados, os gestores podem planejar o fluxo operacional e controlar as etapas, do estoque ao ponto de venda.

Com uma solução integrada, é possível melhorar a comunicação entre as lojas, setores administrativos e fornecedores, gerando velocidade, aumentando a satisfação e a fidelização dos clientes.

4 - Integração com e-commerce e marketplaces 

A transformação digital já é uma realidade e, hoje em dia, os consumidores não enxergam fronteiras entre o ambiente físico e o virtual. Por isso, a integração entre a loja física e a virtual é fundamental para uma rede de varejo que deseja expandir.

Com um ERP, é possível integrar as etapas em tempo real, assegurando a sinergia entre as operações da loja física, centro de distribuição, logística, departamento de compras e muito mais. Ao unir todas as informações em um mesmo sistema, o fluxo de informações fica mais ágil, reduz as chances de erros e gera confiança sobre as informações.

5 - Planejamento eficiente para fazer sua empresa crescer

Fazer um planejamento detalhado e estratégico é o primeiro passo para fazer uma empresa crescer. E, para isso, é importante ter uma visão plena da organização e identificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado.

Gráficos, métricas e relatórios são ferramentas que promovem um controle rígido das finanças e da atuação de cada setor ou unidade. Assim, com um dashboard em tempo real disponível no ERP, o gestor tem acesso a informações importantes e confiáveis para tomar decisões estratégicas.

O +Lojas é um ERP para varejo que oferece as funcionalidades para fazer o seu negócio crescer. A tecnologia em nuvem possibilita o acesso ao sistema de qualquer dispositivo e em qualquer lugar com acesso à internet. Entre em contato conosco e saiba mais.