23 de Setembro de 2020

Conheça os principais indicadores de desempenho para o varejo

Para tomar uma decisão assertiva, é preciso levar em consideração os fatores envolvidos em todos os setores da sua empresa, já que escolhas aparentemente simples podem ter um grande impacto nos processos internos. Nesse contexto, os indicadores de desempenho permitem que o gestor tenha uma visão ampla do negócio e verifique se o planejamento estratégico está sendo cumprido adequadamente.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, também chamados KPI’s (Key Performance Indicator), que medem diversos processos das organizações. No varejo, as métricas mais utilizadas são relacionadas a vendas, lucro, produtos e outros fatores específicos de cada segmento.

O que são indicadores de desempenho?

O indicador de desempenho é uma informação, quantitativa ou qualitativa, que apresenta a eficácia de um processo. 

Ao longo do tempo, é possível acompanhar a evolução dos indicadores e compará-los com outras métricas ou com os dados de outras organizações, por exemplo.

Com isso, as empresas podem monitorar o alcance de resultados, identificar possíveis brechas na gestão e tomar decisões mais embasadas e de acordo com a realidade do negócio.

No varejo, cada setor pode ter seus próprios KPI’s que ajudam a traçar um diagnóstico da organização. No entanto, algumas informações são mais relevantes para a área estratégica e ajudam a empresa a crescer a longo prazo.

Assim, ao acompanhar os indicadores, o gestor pode avaliar se os meios, processos e esforços são suficientes para alcançar as metas e objetivos organizacionais.

Principais indicadores de desempenho para o varejo

Volume de vendas

O volume de vendas avalia a quantidade de produtos vendidos em um determinado período e pode ser comparado a períodos anteriores para medir a eficácia das estratégias de marketing e vendas. 

Para melhorar este indicador, é necessário contar com relatórios detalhados sobre as vendas e a taxa de conversão dos clientes. Além disso, com um bom controle do fluxo de caixa, é possível criar estratégias cada vez mais direcionadas para o seu público.

Porém, a avaliação deve ser feita em conjunto com outros KPI’s para não criar uma versão distorcida da realidade. 

Ticket médio

O ticket médio por vendas é um dos indicadores mais importantes para o varejo e pode ser calculado da seguinte forma:

  • Ticket médio = faturamento de vendas / quantidade de vendas realizadas no período.

Esse número indica o valor, em média, que um cliente gasta em determinado período, que pode ser um mês, um trimestre ou um ano, por exemplo.

Com isso, é possível entender melhor o processo e analisar a necessidade de aumentar as vendas, buscar formas de melhorar o relacionamento com os clientes e realizar vendas cruzadas.

Junto ao indicador de volume de vendas, o gestor pode tomar decisões estratégicas para destacar-se da concorrência e conquistar os consumidores.

Giro de estoque

O estoque é uma área estratégica do negócio, por isso o giro de estoque é considerado um dos principais indicadores de desempenho para o varejo, já que calcula a velocidade de renovação de produtos em determinado período de tempo.

Esse cálculo é realizado da seguinte forma:

  • Giro de estoque = número total de vendas / volume médio de estoque no período.

A partir dessa métrica, é possível avaliar a saúde financeira do estoque e observar a utilização dos recursos disponíveis. 

Com esses números em mãos, o gestor toma decisões mais assertivas com relação à quantidade de produtos que deve comprar dos fornecedores para evitar desperdício, quais os preços adequados e a melhor estratégia de marketing para aumentar as vendas.

Assim, fica mais fácil identificar os pontos fracos que impedem a lucratividade e o crescimento da empresa.

Margem de lucro

A margem de lucro representa o retorno da empresa sobre os investimentos, calculando a diferença entre as receitas que entram dos gastos com os produtos. Para isso, deve ser realizado o seguinte cálculo:

  • Margem de lucro = faturamento - custo das vendas realizadas em determinado período.

Para saber o lucro percentual, você deve multiplicar este valor por 100.

Esse indicador é fundamental para identificar quais ações trazem maior retorno financeiro e para definir o preço correto dos produtos. Com isso, é possível planejar estratégias promocionais e monitorar o desempenho de cada unidade de uma rede de lojas, por exemplo.

Como utilizar os indicadores de desempenho no varejo

KPI’s, metas e avaliações são ferramentas importantes para a gestão, pois ajudam a identificar problemas e oportunidades que fazem a empresa crescer. 

Para isso, é preciso ter um planejamento estratégico e utilizar os indicadores para monitorar o desempenho do negócio e atingir as metas desejadas. 

Confira o passo a passo de como utilizar os indicadores de desempenho na sua empresa:

Defina os indicadores relevantes para a sua empresa

O primeiro passo é analisar a estratégia do negócio, os objetivos a curto, médio e longo prazo e o que deve ser feito para atingi-los. 

Com base nessas informações, é possível definir quais indicadores são realmente chaves para avaliar a performance da sua empresa e colocar o planejamento em prática.

Além disso, é preciso entender como funcionam o segmento, o mercado e o produto da empresa, já que os indicadores devem acompanhar a implementação e a execução da estratégia.

Colete as informações e acompanhe o processo

Um indicador é formado por um número ou um percentual calculado a partir de informações que devem ser coletadas constantemente. 

Assim, é preciso estabelecer os processos de coleta de dados para registrar tudo o que é necessário para o acompanhamento dos resultados.

Depois, é importante que o gestor apresente os indicadores e as metas para os colaboradores e distribua responsabilidades com relação ao registro, organização, coleta e análise dos dados.

A maneira mais fácil de fazer isso é utilizar um ERP especializado em varejo, que mantém registros atualizados de dados financeiros, fiscais, de estoque, pessoas, entre outros. 

Com isso, você terá todas as informações disponíveis em poucos cliques e poderá criar uma rotina de monitoramento dos resultados.

Analise os dados dos KPI’s

Após a coleta dos dados, é preciso reunir as informações e analisá-las com atenção, realizando comparações com outros períodos e outras organizações, se possível.

Assim, você poderá identificar se a sua empresa está crescendo, qual seu grau de competitividade, como é possível melhorar a produtividade, entre outras questões importantes.

Nesta etapa, é essencial que os gestores estejam sempre alinhados com relação às metas e indicadores, de modo a criar um padrão que seja utilizado por todos.

A partir dos indicadores, você poderá identificar oportunidades de melhoria e realizar os ajustes necessários para fazer sua rede de lojas continuar crescendo com resultados cada vez melhores.

Conte com a tecnologia para facilitar seu trabalho

Como você viu, a tomada de decisões em uma rede de lojas depende de diversos fatores e o acompanhamento constante de KPI’s é fundamental para o sucesso do negócio. 

Para isso, é preciso contar com a tecnologia para reunir todas as informações em um só lugar e ter uma visão estratégica da empresa como um todo.

Com um ERP para varejo, todos os dados são centralizados no mesmo sistema com a máxima segurança e você pode gerar relatórios personalizados de acordo com as suas necessidades.

Além disso, um sistema online como o Mannesoft +Lojas permite que você monitore e analise os KPI’s a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Com isso, você tem uma visão estratégica do seu negócio e toma decisões mais assertivas e direcionadas para o cumprimento das metas.

O +Lojas é um ERP para varejo que se adapta a qualquer segmento e tem recursos que facilitam o acompanhamento de indicadores de desempenho em tempo real para embasar a tomada de decisões. Entre em contato conosco e conheça a solução para a gestão da sua rede de lojas.