01 de Fevereiro de 2022

4 tendências para o varejo em 2022

O setor varejista está crescendo cada vez mais nos últimos meses, aumentando também a competição entre os players do mercado. Por isso, as empresas que desejam superar a concorrência devem ter um planejamento detalhado e ficar atentas às tendências do varejo para 2022 e os próximos anos.

Algumas tendências para o varejo este ano envolvem sustentabilidade, figital, coleta de dados e outros conceitos relacionados à tecnologia e inovação. Além desses fatores, o planejamento anual da empresa também deve levar em consideração as mudanças no comportamento do consumidor após a pandemia e fatores externos que podem interferir nas vendas.

1. Figital

A ascensão do e-commerce, não apenas no Brasil, é uma prova de como a relação das pessoas com o consumo mudou nos últimos anos.

Atualmente, é cada vez mais comum o usuário comprar online e retirar na loja ou comprar na loja, provar o produto e recebê-lo em casa.

Esse ambiente integrado entre o físico e o digital deu origem ao termo figital (do inglês phygital), voltado aos negócios que são pensados de uma forma mista.

O modelo se encaixa perfeitamente no conceito de consumidor omnichannel, aquele que busca agilidade, atendimento personalizado e uma experiência de compra fluida.

2. Sustentabilidade

A sustentabilidade e a responsabilidade social são grandes diferenciais competitivos não somente de empresas de varejo, mas de diversos outros setores da economia.

Marcas que se posicionam publicamente a favor da preservação do meio ambiente e colocam em prática ações sustentáveis costumam conquistar a simpatia das pessoas que, além de consumirem os produtos, tornam-se defensores da empresa.

Um estudo realizado pela Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em 2019, mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Além disso, 70% dos entrevistados afirmam não se importar em pagar um pouco a mais se houver a sustentabilidade envolvida.

Com o aquecimento global sendo um assunto cada vez mais considerado no dia a dia, a tendência é que as pessoas continuem priorizando organizações ambientalmente responsáveis e que adotem processos sustentáveis.

3. Clientes idosos

O aumento de consumidores que pertencem à terceira idade, ou seja, têm mais de 60 anos, é uma tendência em 2022 para o varejo que irá se destacar ainda mais.

Atualmente, esse público representa 14% da população brasileira e detém 20% do consumo, além de serem a faixa etária que mais vai crescer nos próximos anos.

Esses dados mostram que as empresas devem ter uma visão a longo prazo para criar estratégias de atendimento e treinar seus colaboradores no atendimento adequado a esse perfil de clientes.

4. Coleta de dados

Mesmo com o avanço da tecnologia, o atendimento ao cliente continua sendo fundamental para empresas obterem êxito.

A diferença é que hoje em dia existem diversas ferramentas que ajudam a entender o perfil do consumidor e suas preferências de compra para, então, oferecer produtos mais personalizados.

Com processos digitais, bem como o próprio crescimento do e-commerce, ficou mais fácil coletar dados, tratá-los e usá-los como uma forma de direcionar decisões e aumentar a assertividade das ações.

Para isso, contar com um sistema de gestão especializado em varejo e ferramentas que integram as informações da loja física e do e-commerce em um só lugar, é essencial.

Agora que você já conhece as principais tendências para o varejo em 2022, entenda a importância da análise de dados nesse segmento.