30 de Agosto de 2021

A importância da análise de dados para o varejo

Mais do que somente coletar informações de vendas, a análise de dados no varejo tem o objetivo de utilizar os indicadores como base na criação de estratégias e planos de ação de acordo com a realidade do negócio. 

Nesse cenário, a tecnologia tem um papel fundamental na transformação das conversões em compras a partir da antecipação das mudanças nas demandas do consumidor, nas preferências de canal de relacionamento e na flexibilidade de preços.

A análise de dados no varejo, portanto, ajuda as empresas a desenvolverem uma solução omnichannel e ficarem à frente das tendências, atendendo às necessidades dos consumidores.

A importância de adotar uma estratégia omnichannel

No último ano, a pandemia de coronavírus levou grande parte dos varejistas ao ambiente digital, alguns pela primeira vez, enquanto outros intensificaram suas atividades no e-commerce visando manter a sobrevivência dos negócios.

Porém, apenas criar páginas nas redes sociais não basta para garantir o aumento das vendas. Assim como nas lojas físicas, os varejistas e vendedores devem ter uma postura proativa em busca da finalização da compra e fidelização dos clientes.

O sucesso de um e-commerce também depende da criação de uma estratégia omnichannel, que tem como objetivo reduzir as barreiras entre o online e o offline e melhorar a experiência do cliente.

Nesse sentido, a coleta e mensuração de informações é fundamental para entender a demanda dos clientes e, a partir disso, criar estratégias otimizadas de forma a atendê-las da melhor maneira possível.

O varejista que deseja atender melhor seu público e gerenciar todas as etapas da operação precisa de uma ferramenta de análise robusta que possa coletar, combinar e analisar informações de diversas origens, tanto online quanto offline.

Somente com uma gestão moderna e omnichannel é possível entender profundamente quem é o público-alvo, o que ele deseja e como a empresa pode proporcionar ofertas personalizadas que aumentem a taxa de conversão em compras.

A partir das informações coletadas e centralizadas em uma ferramenta omnichannel, você pode criar ações de marketing, identificar tendências sazonais, melhorar a previsão e reposição dos produtos, identificar os itens mais populares e encontrar novas oportunidades de venda para aumentar o lucro da empresa.

Um exemplo da utilização inteligente da análise de dados no varejo é a otimização do controle de estoque, que permite identificar possíveis rupturas na loja, estabelecer a quantidade ideal de compra do fornecedor com base no estoque atual e na demanda esperada a partir do comportamento dos clientes.

Essas informações são coletadas tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce e podem ser combinadas de diferentes formas, proporcionando ao gestor uma visão ampla da operação e possibilitando a tomada de decisões mais assertivas.

A partir dos dados coletados em em tempo real, é possível descobrir padrões, tendências e associações úteis que ajudam a identificar os desejos dos clientes e promover soluções customizadas.

Em uma loja esportiva, por exemplo, o sistema pode identificar que a maioria dos clientes que compra determinado tênis de corrida também compra roupas esportivas.

Assim, quando um novo visitante buscar por um dos produtos, outro semelhante será indicado com base em seu comportamento.

Com um sistema eficiente de gestão, o varejista tem todas as informações necessárias para tomar decisões mais estratégicas e bem fundamentadas com relação à ordenação de produtos e estratégias de estocagem, por exemplo.

A possibilidade de previsão da demanda permite ainda a otimização dos preços e a identificação de padrões que indicam novas oportunidades de venda, levando em consideração a precificação dos concorrentes e a projeção da estimativa do resultado gerado por esta modificação de preço.

Ao utilizar indicadores e relatórios em tempo real, portanto, o varejista tem um conhecimento mais aprofundado do mercado em que está inserido e toma decisões mais assertivas que ajudam a melhorar os resultados com base no cenário atual.

Solução omnichannel para varejo

O Mannesoft +Lojas é um ERP para varejo que foi planejado e desenvolvido para dar suporte completo à estratégia omnichannel.

Disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service), o sistema conta com um e-commerce nativo integrado a redes e mídias sociais.

Com isso, a compra no site tem ação imediata no backoffice, alimentando o financeiro, ativando a logística e gerando informações em tempo real ao time de ressuprimento.

Da loja física ao click & collect, o software integra as operações de ponta a ponta e gera uma experiência completa para o usuário e o cliente final.

Com o +Lojas, é possível acessar a indicadores e relatórios em tempo real que otimizam a análise de dados e contribuem para resultados cada vez melhores.

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