01 de Junho de 2021

Entenda a importância de usar lojas físicas como centros de distribuição

Muito mais do que uma tendência do mercado, o omnichannel já é realidade em diversas empresas devido à aceleração da transformação digital. Para atender à nova demanda, as organizações também estão fazendo alterações em seu processo logístico e oferecendo novos formatos de entrega, como o click and collect e o ship from store.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 67% dos consumidores entrevistados demonstraram uma preferência por comprar online e retirar o pedido diretamente na loja física mais próxima. 

 

Esta tendência não é recente, mas tem se intensificado nos últimos tempos, especialmente devido à pandemia de Covid-19, que levou ao crescimento das compras online no último ano.

 

A expectativa é que este comportamento continue no futuro, levando as empresas a desenvolverem uma visão holística sobre os seus processos e incluindo o omnichannel em seus canais de venda.

As vantagens do omnichannel para a logística do varejo

 

O ship from store (SFS) é uma estratégia em que as lojas físicas funcionam como centros de distribuição ou pontos de estoque da rede de distribuição omnichannel. 

 

Os varejistas usam o estoque de suas lojas físicas para atender os pedidos realizados online.


Na prática, quando um consumidor entra no site e escolhe um produto no e-commerce, a entrega é organizada a partir da loja física mais próxima do endereço do cliente.

 

A partir de 2020, este formato tornou-se uma necessidade estratégica para as empresas que precisaram investir em vendas online para compensar a diminuição do fluxo de clientes nas lojas físicas. 

 

Por outro lado, as organizações que aproveitaram a oportunidade para realizar a transformação digital também percebem as vantagens do ship from store, já que uma boa logística é fundamental para o sucesso dos negócios no varejo.

 

Isso acontece porque o custo do frete é um dos maiores desafios das vendas online e pesquisas mostram que o valor da entrega é um dos principais motivos pelos quais os visitantes abandonam carrinhos de compras.

 

Ao colocar as lojas físicas como centros de distribuição, é possível considerar diferentes opções de entrega e oferecer um preço menor para o consumidor final.

 

Além disso, ao reduzir a distância entre o produto e o cliente, o varejista pode entregar o produto em menos tempo, o que contribui para se destacar da concorrência.

 

A empresa otimiza seus processos logísticos e consegue realizar uma melhor gestão do estoque, reduzir o tempo de entrega e fidelizar o cliente.

 

Ao preparar o local para o ship from store, a empresa também terá a estrutura para a retirada em loja, ou click and collect. Este modelo utiliza os mesmos recursos e processos, mas não há o envio do produto pois o cliente vai até o endereço buscar sua compra.

 

O primeiro passo para implementar este modelo e otimizar a logística da loja é integrar o ambiente físico e o virtual, utilizando um ERP para varejo com ferramentas eficazes que ajudem na automatização de tarefas, otimização de processos e busca por melhores resultados.

 

O Mannesoft +Lojas é um sistema de gestão real time especialista em médias e grandes empresas de redes de varejo.

 

Desenvolvido em linguagem web, o ERP para varejo integra e automatiza as áreas de frente de loja, backoffice e e-commerce, com suporte completo à estratégia omnichannel.

 

Com o e-commerce nativo do sistema, é possível integrar a loja virtual às redes e mídias sociais, com interação total entre os setores de logística, financeiro e lojas.

 

Com o +Lojas, a compra no site tem ação imediata no backoffice, alimentando o financeiro, ativando a logística e gerando informações em tempo real ao time de ressuprimento.

 

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