23 de Setembro de 2020

ERP para varejo: como escolher o melhor sistema para a sua rede de lojas

Controlar as áreas de uma rede de varejo não é uma tarefa fácil, especialmente quando, além das lojas físicas, é preciso gerenciar a loja virtual. Para dar conta das vendas, estoque, logística, receitas e despesas, o gestor precisa escolher um ERP especializado em varejo que atenda às necessidades do negócio e impulsione seu crescimento.

Existem diversos softwares de ERP, mas é importante escolher um que seja especializado em varejo e ofereça as funcionalidades para se adequar a qualquer segmento. Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em uma gestão eficiente e conectada é fundamental para aumentar a produtividade e se destacar com relação à concorrência.

O que é um ERP para varejo?

ERP significa Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais. Também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o ERP é um software desenvolvido para integrar os setores da empresa. 

Para isso, coleta e reúne os dados em um só lugar e fornece informações que são usadas para facilitar a tomada de decisão e melhorar a eficiência do negócio como um todo.

No varejo, o ERP é uma solução que centraliza as informações e detalha as etapas do fluxo operacional da empresa. Dessa forma, é possível automatizar diversos processos, acessar rapidamente informações relevantes e oferecer experiências melhores aos clientes.

Como escolher o melhor ERP para varejo?

Controlar o estoque, mensurar as vendas, organizar a logística do e-commerce, gerenciar os preços e atender o cliente são apenas algumas funcionalidades relevantes para um bom ERP para varejo.

Além disso, é importante que o software tenha integração à plataforma de e-commerce ou marketplace, para reunir as informações da loja virtual e das lojas físicas em um só lugar. 

Confira algumas funcionalidades essenciais para escolher o melhor ERP:

  • PDV

A integração do ERP com o ponto de venda (PDV) agiliza o atendimento na frente de caixa, reduz filas dentro da loja, alimenta a área financeira e atualiza os estoques. Ao utilizar um sistema confiável, é possível parametrizá-lo de acordo com as formas de pagamento utilizadas pela loja, rastrear os registros de vendas e emitir notas fiscais, entre outras funções. 

É um diferencial o ERP disponibilizar checkouts rápidos que dão apoio em momentos de altas demandas e/ou em unidades menores.

  • Controle financeiro

Com as informações em um só lugar, os gestores podem identificar as contas a pagar e a receber nos próximos meses. Dessa forma é possível gerenciar o fluxo de caixa e garantir a saúde financeira da empresa. 

A solução integrada permite ainda que as notas fiscais de entrada e saída tenham as origens rastreadas e sejam enviadas à agenda de pagamento e cobrança, realizando baixas automáticas de forma simples e rápida, entregando mais tempo ao time de finanças.

  • Tecnologia em nuvem

Em um sistema web, é possível fazer a gestão da empresa em qualquer dispositivo com acesso à internet. Os dados e informações são armazenados em nuvem e podem ser integrados a soluções de conexão TEF, reduzindo os riscos de segurança ao usuário através de protocolos SSL.

  • Gestão de estoque

Em um ERP para varejo é possível administrar de forma eficiente os estoques das unidades e manter as informações atualizadas. Por meio do sistema, o gestor pode identificar os produtos mais e menos vendidos, acompanhar a reposição de acordo com a demanda e integrar as lojas físicas e o e-commerce.

Além disso, a partir das informações históricas e em tempo real, o gestor pode tomar decisões mais assertivas com relação a processos de negociações, transferências e remanejamentos de materiais.

  • E-commerce

A transformação digital revolucionou a forma como as pessoas interagem entre si e com as marcas. Atualmente, a presença na internet é uma necessidade para as empresas que buscam se destacar e conquistar novos consumidores. 

Por isso, contar com um ERP especializado em varejo que integre as lojas físicas e o e-commerce otimiza o tempo dos colaboradores, aumenta a produtividade e ainda oferece a melhor experiência ao cliente.

O +Lojas é um sistema especializado em varejo e disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service) que entrega controle integral e em tempo real das operações comerciais, financeiras, contábeis/fiscais e logísticas. Além disso, gera relatórios e indicadores de performance que possibilitam uma visão precisa dos resultados.

O +Lojas também oferece as ferramentas para a gestão de um negócio Omnichannel. Entre em contato conosco e conheça o melhor e mais completo ERP para varejo.