25 de Maio de 2021
4 tendências para a retomada do varejo
A pandemia de Covid-19 gerou uma série de mudanças no comportamento do consumidor e acelerou as transições no modelo de negócios de diversas empresas em todo o mundo. O varejo, que historicamente se adapta às transformações da sociedade, deve ficar atento às tendências globais e se preparar para a retomada e o chamado “novo normal”.
Em 2020, o setor de vendas online registrou um crescimento recorde devido ao aumento da demanda dos consumidores e à alta no número de empresas que decidiram implementar o comércio eletrônico. A expectativa é que os hábitos adquiridos durante a pandemia continuem sendo cultivados após a retomada do varejo, dando origem a um cenário cada vez mais digital e omnichannel.
A digitalização, que antes era um diferencial nas organizações, tornou-se, em muitos casos, a única opção dos consumidores, que foram forçados a ficar em casa e mudar seus hábitos de compra.
A modernização, portanto, deixou de ser uma tendência e tornou-se uma necessidade. Nesse cenário, quem já adotava a tecnologia na gestão de processos e operações está um passo à frente da concorrência e pode aproveitar a vantagem e continuar conquistando o público.
O Mannesoft +Lojas está sempre atento às tendências e novidades do mercado, por isso trouxemos as principais oportunidades do varejo tendo em vista o “novo normal”:
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E-commerce
Mesmo antes da crise, o crescimento do e-commerce já era previsto e, segundo dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), anualmente, o setor de varejo online estava crescendo em torno de 20%.
Já em 2020, apenas no primeiro semestre do ano, o crescimento no volume de vendas no e-commerce chegou a 145%, segundo a pesquisa E-commerce na Pandemia.
O consumidor também está buscando uma experiência diferenciada nas lojas físicas, utilizando a tecnologia com o objetivo de fazer uma curadoria de produtos antes de ir às compras.
A pesquisa Google Consumer Survey, realizada em junho de 2020, mostrou qual é o papel da loja física neste momento, segundo os consumidores:
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30% responderam que é um local de retirada rápida de produtos;
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27% responderam um melhor atendimento e solução de problemas;
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20% responderam um local para uma experiência diferenciada;
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18% responderam um mostruário dos produtos para compra online;
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13% responderam uma experiência automatizada e sem contato com os vendedores.
Ainda que muitos consumidores estejam ansiosos em voltar a fazer compras nas lojas físicas, a maioria das pessoas se acostumou a utilizar o Facebook, Instagram e mesmo o WhatsApp com esta finalidade e este hábito deve se manter nos próximos anos.
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Entregas rápidas
Para grande parte dos consumidores, o tempo de entrega e o valor do frete são fatores importantes na hora de escolher onde fazer sua compra online.
Com o crescimento repentino da demanda, muitas empresas tiveram problemas na reorganização da logística e perderam espaço para as concorrentes que entregam no mesmo dia.
Em momentos de crise, os consumidores têm necessidades urgentes e a empresa deve oferecer agilidade na jornada de compra e criar uma experiência positiva.
As entregas rápidas são um fator importante nesse processo e dependem de uma boa organização logística e gestão de estoque planejada de forma a oferecer essas vantagens ao consumidor.
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Agilidade no atendimento e pagamento
Com a retomada do varejo, a tendência é que a abertura dos estabelecimentos seja alternada de modo a reduzir as aglomerações e facilitar a retirada dos pedidos, como está acontecendo em alguns locais.
Os consumidores também devem priorizar ainda mais os locais sem filas, valorizando o self-checkout e reduzindo a interação com outras pessoas.
Um relatório elaborado pela Adyen sobre os padrões de consumo durante e após a pandemia mostrou que 74% dos consumidores se esforçariam a ir até lojas sem filas ou com uma experiência mais prática.
Os dados também apontam que 68% querem ir a lojas em que os produtos estejam à disposição, e não simplesmente organizados nas prateleiras.
Da mesma forma, os pagamentos contactless, com menor contato físico possível, devem se popularizar, especialmente devido ao surgimento do Pix em 2020.
A ampliação das formas de pagamento, portanto, é uma tendência estratégica e necessária na adaptação aos novos hábitos e comportamentos dos consumidores.
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Tecnologia e otimização da gestão
Os novos padrões de higiene, o crescimento do delivery, a dinâmica de relacionamento com os clientes e mesmo o papel do e-commerce irão gerar mudanças na operação da loja física e em toda a cadeia de reabastecimento.
Os vendedores irão passar mais tempo na loja organizando as entregas, os estoques precisarão ser repensados incluindo os espaços para as embalagens e os esforços de limpeza serão reforçados, o que exige um maior planejamento e cuidado de forma que todos os detalhes funcionem adequadamente.
Com a tecnologia, é possível automatizar diversos processos com o objetivo de reduzir custos e aprimorar os resultados.
Um ERP para varejo aumenta a agilidade dos processos internos, diminuindo as chances de retrabalho e otimizando o tempo e os esforços dos colaboradores.
O +Lojas foi planejado e desenvolvido com o objetivo de viabilizar o crescimento e expansão da rede de lojas e oferece suporte completo à sua estratégia Omnichannel.
O e-commerce nativo é integrado a redes e mídias sociais, com informações em tempo real no dashboard e acesso de qualquer dispositivo conectado à internet.
O +Lojas se adequa ao modelo de negócios da sua rede e entrega toda a inteligência que você precisa, facilitando a retomada do varejo e a adaptação ao “novo normal”.
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