21 de Janeiro de 2022
Calendário do varejo 2022: confira as datas comemorativas
Datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday fazem parte do planejamento anual do comércio, dando origem a campanhas promocionais e outras formas de atrair a atenção dos clientes. O calendário do varejo 2022 é uma das formas mais importantes de se aproximar do público e criar estratégias mais assertivas.
O planejamento é uma das palavras-chave do setor, especialmente nos últimos anos, em que a pandemia causou prejuízos para o comércio e mudou os hábitos dos consumidores. Para isso, o calendário do varejo 2022 é uma ferramenta essencial para pensar a sazonalidade e aproveitar ao máximo as oportunidades.
Seguir o calendário de datas comemorativas é uma estratégia relevante para planejar promoções, preparar a gestão do backoffice e garantir a fluidez da operação.
Para isso, a tecnologia é a principal aliada dos gestores, pois oferece recursos de análise de dados que possibilitam entender rapidamente as mudanças no comportamento dos consumidores.
Com um sistema de gestão de varejo, é possível usar a inteligência de dados e relatórios em tempo real para estimar o impacto das decisões e investir na experiência do cliente, garantindo a aproximação junto ao público-alvo.
Além disso, cada vez mais empresas estão investindo no omnichannel, uma das transformações aceleradas pela pandemia que irão permanecer e se intensificar nos próximos anos.
Segundo a pesquisa do Google e Euromonitor “El futuro de retail 2021-2025”, a expectativa é que 30% do comércio no Brasil seja omnichannel até 2025.
O estudo mostra ainda que 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam.
Nesse cenário, o e-commerce irá crescer 42% no Brasil, representando 39% do crescimento total das vendas no varejo.
Com múltiplos canais e uma economia ainda se recuperando dos acontecimentos dos últimos anos, o planejamento (seja anual, semestral ou trimestral) será o diferencial das empresas varejistas que desejam aumentar suas vendas em 2022.
Confira o calendário de datas comemorativas e comece a planejar as campanhas dos próximos meses:
Calendário do varejo 2022
- 7 de janeiro – Dia do Leitor
- 26 de janeiro – Dia da Gula
- 30 de janeiro – Dia da Saudade
- 14 de fevereiro – Valentine’s Day ou Dia de São Valentim
- 19 de fevereiro – Dia do Esportista
- 1º de março – Carnaval
- 08 de março – Dia da Mulher
- 15 de março – Dia do consumidor
- 20 de março – Início do Outono
- 17 de abril – Páscoa
- 23 de abril – Dia Mundial do Livro
- 08 de maio – Dia das Mães
- 25 de maio – Orgulho Nerd
- 12 de junho – Dia dos Namorados
- 21 de junho – Início do Inverno
- 24 de junho – São João
- 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+
- 13 de julho – Dia do Rock
- 15 de julho – Dia do Homem
- 19 de julho – Dia do Futebol
- 25 de julho – Dia do Escritor
- 26 de julho – Dia dos Avós
- 30 de julho – Dia do Amigo
- 11 de agosto – Dia do Estudante
- 14 de agosto – Dia dos Pais
- 15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros
- 19 de agosto – Dia da Fotografia
- Início de setembro – Semana do Brasil
- 13 de setembro – Dia da Cachaça
- 15 de setembro – Dia do Cliente
- 22 de setembro – Início da Primavera
- 4 de outubro – Dia dos Animais
- 12 de outubro – Dia das Crianças
- 15 de outubro – Dia dos Professores
- 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
- 2 de novembro – Finados
- 20 de novembro – Dia da Consciência Negra
- 25 de novembro – Black Friday
- 28 de novembro – Cyber Monday
- 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba
- 13 de dezembro – Dia do Cego
- 21 de dezembro – Dia do Atleta e Início do Verão
- 25 de dezembro – Natal
- 31 de dezembro – Véspera de Ano Novo