21 de Janeiro de 2022

Calendário do varejo 2022: confira as datas comemorativas

Datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday fazem parte do planejamento anual do comércio, dando origem a campanhas promocionais e outras formas de atrair a atenção dos clientes. O calendário do varejo 2022 é uma das formas mais importantes de se aproximar do público e criar estratégias mais assertivas.

O planejamento é uma das palavras-chave do setor, especialmente nos últimos anos, em que a pandemia causou prejuízos para o comércio e mudou os hábitos dos consumidores. Para isso, o calendário do varejo 2022 é uma ferramenta essencial para pensar a sazonalidade e aproveitar ao máximo as oportunidades.

Seguir o calendário de datas comemorativas é uma estratégia relevante para planejar promoções, preparar a gestão do backoffice e garantir a fluidez da operação.

Para isso, a tecnologia é a principal aliada dos gestores, pois oferece recursos de análise de dados que possibilitam entender rapidamente as mudanças no comportamento dos consumidores.

Com um sistema de gestão de varejo, é possível usar a inteligência de dados e relatórios em tempo real para estimar o impacto das decisões e investir na experiência do cliente, garantindo a aproximação junto ao público-alvo.

Além disso, cada vez mais empresas estão investindo no omnichannel, uma das transformações aceleradas pela pandemia que irão permanecer e se intensificar nos próximos anos.

Segundo a pesquisa do Google e Euromonitor “El futuro de retail 2021-2025”, a expectativa é que 30% do comércio no Brasil seja omnichannel até 2025. 

O estudo mostra ainda que 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam.

Nesse cenário, o e-commerce irá crescer 42% no Brasil, representando 39% do crescimento total das vendas no varejo.

Com múltiplos canais e uma economia ainda se recuperando dos acontecimentos dos últimos anos, o planejamento (seja anual, semestral ou trimestral) será o diferencial das empresas varejistas que desejam aumentar suas vendas em 2022.

Confira o calendário de datas comemorativas e comece a planejar as campanhas dos próximos meses:

Calendário do varejo 2022

  • 7 de janeiro – Dia do Leitor
  • 26 de janeiro – Dia da Gula
  • 30 de janeiro – Dia da Saudade
  • 14 de fevereiro – Valentine’s Day ou Dia de São Valentim
  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista
  • 1º de março – Carnaval
  • 08 de março – Dia da Mulher
  • 15 de março – Dia do consumidor
  • 20 de março – Início do Outono
  • 17 de abril – Páscoa 
  • 23 de abril – Dia Mundial do Livro
  • 08 de maio – Dia das Mães 
  • 25 de maio – Orgulho Nerd
  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 21 de junho – Início do Inverno
  • 24 de junho – São João 
  • 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+
  • 13 de julho – Dia do Rock
  • 15 de julho – Dia do Homem
  • 19 de julho – Dia do Futebol
  • 25 de julho – Dia do Escritor 
  • 26 de julho – Dia dos Avós
  • 30 de julho – Dia do Amigo
  • 11 de agosto – Dia do Estudante
  • 14 de agosto – Dia dos Pais
  • 15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros
  • 19 de agosto – Dia da Fotografia
  • Início de setembro – Semana do Brasil
  • 13 de setembro – Dia da Cachaça
  • 15 de setembro – Dia do Cliente
  • 22 de setembro – Início da Primavera
  • 4 de outubro – Dia dos Animais
  • 12 de outubro – Dia das Crianças
  • 15 de outubro – Dia dos Professores
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
  • 2 de novembro – Finados
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra
  • 25 de novembro – Black Friday
  • 28 de novembro – Cyber Monday
  • 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba
  • 13 de dezembro – Dia do Cego
  • 21 de dezembro – Dia do Atleta e Início do Verão
  • 25 de dezembro – Natal
  • 31 de dezembro – Véspera de Ano Novo