23 de Julho de 2021

Dia dos Pais 2021: quais as expectativas e mudanças no varejo?

Comemorado em 8 de agosto, o Dia dos Pais em 2021 será uma data importante para o mercado varejista, de acordo com as previsões de especialistas. Em geral, datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Páscoa, por exemplo, costumam movimentar o comércio e este ano seguirá a mesma tendência.

Em 2021, mesmo com a pandemia de Covid-19 que levou a uma queda nos números do varejo em 2020, grande parte das pessoas planeja comprar presentes para o Dia dos Pais. Uma pesquisa do Instituto Behup para CMI Globo mostrou que 61% dos entrevistados pretende comemorar a data este ano, número que era de 52% no período anterior.

Essas datas costumam ter um apelo social muito grande e atraem consumidores que não são tão ativos em outros períodos do ano.

Além disso, os números mostram que o comércio varejista brasileiro está se recuperando da queda de faturamento causada pela pandemia em 2020.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em abril, as vendas no varejo apresentaram alta de 1,8% na comparação com o mês anterior, depois de queda de 1,1% em março, registrando o maior ganho para o mês desde 2000.

Esse número ficou acima do patamar pré-pandemia, confirmando as previsões de que, mesmo com um movimento instável, o varejo está se recuperando.

Dia dos pais 2021

Ano passado, devido às medidas e restrições impostas pela pandemia, o Serasa Experian identificou uma queda de 10,6% na atividade do comércio no Dia dos Pais. 

Porém, houve um aumento na adesão ao e-commerce, inclusive porque alguns consumidores tinham receio de visitar os pontos de venda. 

Nesse período, as compras online viraram um hábito que deve se manter nos próximos anos. 

Uma pesquisa da Ebit|Nielsen aponta expectativa de alta de 26% no comércio eletrônico em 2021, destacando o Dia dos Pais como uma das datas comemorativas mais importantes para os e-commerces brasileiros, ficando atrás somente do Natal e Black Friday. 

Em comparação com 2020, as vendas em agosto devem superar o Dia das Mães e Dia dos Namorados, crescimento que se deve, principalmente, à comodidade das compras online e aos novos consumidores que passaram a usar as plataformas digitais.

Entre os itens com maior intenção de compra estão perfumaria, vestuário e calçados.

Como o varejo pode se preparar para datas comemorativas

Varejistas em todo o Brasil já estão se preparando para o Dia dos Pais, seja aumentando o estoque, criando novas campanhas de marketing ou mesmo desenvolvendo novos produtos – a procura por kits especiais e entrega rápida são algumas estratégias que geram resultados.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a experiência do cliente, seja na loja física ou online. O Omnichannel, mais do que uma tendência, já é a realidade de diversas empresas varejistas e um dos principais diferenciais para se destacar da concorrência.

Segundo o Relatório Varejo 2021 da Adyen, 90% dos consumidores não vão comprar de marcas que tenham uma experiência ruim de compra, seja online ou offline.

Além disso, 74% dos entrevistados se esforçariam para ir a lojas que não tivessem filas ou onde a experiência de compra fosse mais prática.

O comportamento do consumidor mudou e os varejistas também precisam mudar, criar novas estratégias e apostar no Omnichannel, que irá continuar crescendo nos próximos anos.

Seja para o Dia dos Pais 2021 ou em outras datas comemorativas importantes para o varejo, a experiência integrada entre o online e o offline é a chave para conquistar novos clientes e fazer sua empresa crescer.