10 de Março de 2022

Qual o impacto do ESG no varejo?

Nos últimos anos, o foco nas questões ambientais, sociais e de governança tornou-se uma das grandes temáticas da transformação do varejo mundial. Diante de um público cada vez mais informado, exigente e consciente, muitas empresas estão adotando o ESG como estratégia para adequar, se manter conectada ao público alvo e se destacar no mercado varejista.

ESG é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre). No varejo, representa um conjunto de práticas ligadas às questões do meio ambiente, pessoas dentro e fora da empresa e cuidados com a administração da organização.

Essa mudança reflete o aumento do nível de consciência da população em relação a temas socioambientais, influenciando os consumidores durante a jornada de compra e a tomada de decisões.

De acordo com o PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), feito pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), cerca de 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito e 88% preferem comprar de marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços. 

Outros fatores ligados ao propósito que influenciam na hora de escolher uma marca, segundo a pesquisa, são autenticidade, ética, tratamento aos funcionários e proteção ao meio ambiente.

A pandemia de coronavírus acelerou o processo de adesão das empresas ao ESG, pois, antes, os assuntos eram tratados de maneira separada. 

No último ano, o tema ganhou maior relevância na sociedade e passou a ser visto de forma integrada, afinal, não cuidar bem da parte social, tanto interna quanto externa, traz consequências negativas para a imagem da empresa perante o público. 

Da mesma forma, a governança é importante para a credibilidade da organização com relação aos agentes financeiros, especialmente as empresas tomadoras de recursos.

Na área de consumo e varejo, essa demanda crescente por mudanças e a maior preocupação com o meio ambiente, impulsionadas pela pandemia nos dois últimos anos, fizeram com que as organizações entendessem a importância de ter um propósito social ligado à sua atividade.

A transformação digital também é um aspecto importante desse cenário, porque mostra que essas mudanças vieram para ficar e a tendência é que continuem acontecendo no futuro.

O impacto do ESG no varejo

O ESG tem sido um tema discutido em grande parte das organizações em todo o mundo, que estão percebendo a importância de cuidar das pessoas e do meio ambiente para que existam negócios no futuro.

A implementação e prática desta cultura traz diversos benefícios para todos os envolvidos e os resultados aparecem inclusive no balanço das empresas. 

Nos últimos oito anos, as companhias que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa tiveram um crescimento acumulado de 61%, contra uma queda de 4% no faturamento total das empresas presentes na Bolsa.

No varejo, que tem um contato direto com os consumidores e percebe rapidamente as mudanças de comportamento, o impacto do ESG é ainda mais importante, tanto como estratégia propositiva quanto como ação de defesa.

Os exemplos são diversos, como as empresas de cosméticos e perfumaria que criaram um propósito ligado à sustentabilidade e costumam estar sempre entre as marcas preferidas dos clientes.

Da mesma forma, empresas com histórico e práticas preconceituosas, falta de diversidade e problemas com questões sociais têm tido dificuldade em se reposicionar, manter e conquistar um novo público.

Essas iniciativas são igualmente importantes para atrair investidores, já que, em um olhar mais atento ao mercado de varejo, é possível perceber que empresas consideradas inovadoras costumam ter em comum o alto padrão ESG.

As práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa têm um foco no curto e no médio prazo, com uma atuação voltada para o impacto nas operações e na cadeia produtiva. 

 

Com as práticas de ESG, o varejo fica mais igualitário, consciente e sustentável,  criando um relacionamento mais próximo com os clientes. Para saber mais sobre os próximos passos do varejo, confira nosso texto sobre as tendências para o futuro e o amadurecimento do varejo online no Brasil.