11 de Agosto de 2021
A importância do varejo para a economia brasileira
O varejo é um canal de distribuição de produtos que se destacou na economia brasileira nos últimos anos, conquistando um papel de destaque no crescimento do PIB nacional. O setor gera um grande volume de empregos, levando renda para milhões de famílias que movimentam o mercado consumidor.
A versão de 2021 do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que o varejo brasileiro continua crescendo acima do PIB, mesmo com a crise gerada pela pandemia do coronavírus.
O estudo, que analisa detalhadamente a participação do varejo na economia nacional, mostra que o setor continua impulsionando o mercado em meio a um cenário de crise.
Os números destacados pela publicação mostram que em 2019, assim como nos anos anteriores, o varejo teve um desempenho significativamente superior ao da economia como um todo.
Naquele ano, o crescimento do Varejo Restrito (que não inclui automóveis e materiais de construção) foi de 1,8%, contra 1,1% do PIB nacional. Movimentando R$ 1,4 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 19,24% do PIB.
Já o Varejo Ampliado alcançou R$ 1,91 trilhão em 2019, com crescimento real de 3,9%, e representa 26,2% do PIB.
Essa importância se reflete no volume de empregos gerados, que chegou a 26% dos trabalhadores com carteira assinada no país, o equivalente a mais de 8,5 milhões de pessoas.
O estudo foi realizado com base nos dados de 2019, mas inclui uma análise sobre os desafios gerados pela crise do coronavírus a partir de março de 2020, cujas consequências ainda são sentidas pelos varejistas.
Desde 2014, o setor passou por uma forte desaceleração, recuperando-se em 2017 e passando por outra queda a partir do ano seguinte.
Entre os fatores que levaram a esse cenário, estão o crescimento do desemprego e a diminuição da renda dos brasileiros, alguns dos elementos determinantes para o crescimento e o desenvolvimento do varejo, assim como crédito e confiança.
Por outro lado, a pandemia acelerou a transformação digital dos negócios e muitos varejistas passaram a vender pela internet ou aumentaram os investimentos nessa área.
De acordo com o eMarketer, o e-commerce registrou um crescimento de 27,6% em todo o mundo durante 2020.
Essa mudança fez com que o ano terminasse com uma aceleração do desempenho do varejo no segundo semestre, aumentando as expectativas para 2021 e o chamado “novo normal”.
O futuro do varejo e a retomada da economia
No contexto de pandemia, houve um boom no número de compras online. O e-commerce brasileiro teve um aumento total de 112% nos pedidos online e um crescimento de 104% no faturamento do 2º trimestre de 2020.
Muitos clientes que nunca haviam comprado pela internet tiveram sua primeira experiência durante a pandemia – e grande parte das pessoas pretende manter o hábito, ou seja, os investimentos na área são a longo prazo.
Uma pesquisa da Similar Web mostrou que os varejistas exclusivamente online tiveram um crescimento de 39% no tráfego entre junho de 2019 e junho de 2020. Para o varejo multicanal, o aumento foi de 63% no mesmo período.
Esses dados, compilados pelo Google, apontam para uma tendência que já vinha sendo discutida no mercado mas que, cada vez mais, se apresenta como uma alternativa viável: o omnichannel, ou omnicanalidade.
Isso não significa que as pessoas irão parar de comprar em lojas físicas, pelo contrário. O perfil do consumidor mudou e se tornou mais ativo, crítico e preocupado em analisar diversos aspectos dos concorrentes antes de tomar uma decisão.
Atualmente, também podemos perceber que o consumidor atual quer ter todas as opções e criar sua própria jornada de compra, seja comprando online e retirando na loja, experimentando no ponto de venda e fazendo a compra pelas redes sociais ou outras possibilidades.
Nesse novo cenário, as empresas que estão se destacando perceberam que não é possível pensar nos canais físicos e online de maneira separada, com operações distintas.
Se o consumidor pensa na marca como uma só e transita livremente entre os ambientes online e offline, os varejistas também devem planejar os estoques, gestão e operações de uma forma unificada.
E, para isso, é preciso ter as ferramentas adequadas que possibilitem o fluxo e facilitem o trabalho dos gestores, vendedores e gerentes.
A melhor maneira de colocar isso em prática é contar com o Mannesoft +Lojas, um ERP especializado para o varejo.
Disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service), o sistema conta com um e-commerce nativo integrado a redes e mídias sociais, com suporte completo à estratégia Omnichannel.
Com isso, a compra no site tem ação imediata no backoffice, alimentando o financeiro, ativando a logística e gerando informações em tempo real ao time de ressuprimento.
O +Lojas ajuda a impulsionar o varejo e movimentar a economia brasileira. Entre em contato conosco e prepare sua empresa para crescer.