27 de Julho de 2021

O impacto das novas tecnologias no varejo

O futuro do varejo coloca cada vez mais o consumidor como protagonista e este, por sua vez, preza pelo imediatismo e pelas melhores experiências de compra, seja no online ou no offline. As empresas que desejam conquistar e fidelizar esse público, portanto, devem investir em novas tecnologias de integração, imersão e personalização para atender às demandas.

A integração entre lojas físicas e e-commerce, mudança no perfil do consumidor, transformação digital do varejo e as novas tecnologias como realidade virtual, big data e inteligência artificial, por exemplo, têm um impacto significativo sobre o futuro do varejo.

O consumidor já não compra mais um produto, mas sim uma experiência.

Nesse cenário, self-checkout, provadores virtuais, entregas super rápidas, chatbots, pagamento facilitado e outras tendências estão sendo o diferencial para as redes de varejo que buscam se destacar da concorrência e conquistar o novo perfil dos consumidores.

Se você quer saber mais sobre o futuro do varejo, nós trouxemos algumas tendências e tecnologias inovadoras que podem impulsionar as vendas e impactar no crescimento da sua empresa. Confira:

 

Cloud Computing

Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que usa a conectividade para hospedar os mais variados recursos, programas e informações na internet, facilitando seu acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Esse recurso otimiza o acesso e a navegação em sistemas de gestão de processos, plataformas de vendas digitais e outros recursos tecnológicos usados na organização.

Em uma rede de lojas, é possível integrar o sistema de folha de pagamento dos colaboradores, a frente de loja e o backoffice em apenas um ERP, por exemplo.

A consulta de estoque, comparação de preços, relacionamento com os clientes e muito mais podem ser feitos em tempo real, dependendo do sistema utilizado.

 

Big Data

Qualquer atividade empresarial e comercial gera um grade volume de dados, entre orçamentos, balanços financeiros, ordens de serviços, demonstrativos de resultados, pedidos de compra, campanhas de marketing e outros indicadores de desempenho.

Esses dados são extremamente ricos para traçar o cenário atual da empresa e ajudar os gestores a tomarem decisões mais assertivas.

Para isso, uma solução em big data é a melhor maneira de calcular, cruzar informações e otimizar os dados do varejo, transformando dados brutos de diversas lojas e setores em informações claras e úteis para o gestor.

A partir desses relatórios em tempo real, é possível entender o comportamento do cliente, otimizar a aplicação de recursos e automatizar processos operacionais internos, podendo reduzir a burocracia e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Com uma solução eficiente em big data, essas informações são tratadas e otimizadas em pouco tempo, podendo ser acessadas pelo gestor a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

Omnichannel

Mais do que uma tendência, o Omnichannel é a realidade de muitas empresas ao redor do mundo que estão conquistando cada vez mais clientes.

Essa estratégia tem como objetivo reduzir as barreiras entre o online e o offline, integrando diversos canais de comunicação para melhorar a experiência do cliente.

Por exemplo, uma pessoa pode encontrar um produto no e-commerce e ir até a loja física para vê-lo pessoalmente e realizar a compra. Da mesma forma, o consumidor pode ver um produto na vitrine e comprá-lo pela loja virtual em busca de melhores condições de pagamento. 

Ou, enquanto navega na rede social, pode encontrar um produto conforme o perfil no feed e realizar a compra totalmente digital.

A expansão dos canais de compra para sites, redes sociais, aplicativos, lojas físicas e aplicativos de mensagem, entre outros meios, é uma tendência que irá crescer cada vez mais nos próximos anos.

Para o chamado “novo normal” e a retomada do varejo, a tendência é que os consumidores mantenham os hábitos conquistados durante a pandemia de Covid-19, comprando cada vez mais pela internet, redes sociais e buscando soluções ágeis de pagamento e recebimento dos produtos.

 

Mannesoft +Lojas, o ERP Omnichannel pensado para varejo

O Mannesoft +Lojas é um ERP para varejo que foi planejado e desenvolvido com o objetivo de viabilizar o crescimento e a expansão de redes de lojas através da ativação rápida de novas unidades.

Disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service), o sistema conta com um e-commerce nativo que pode ser integrado a redes e mídias sociais, com suporte completo à estratégia Omnichannel.

Da loja física ao click & collect, o software integra as operações de ponta a ponta e gera uma experiência completa para o usuário e o cliente final.

Com o +Lojas, sua rede de varejo está pronta para adotar as novas tecnologias no dia a dia e impulsionar as vendas.

Entre em contato e agende uma demonstração.