24 de Fevereiro de 2022

Por que migrar o varejo para o omnichannel?

A pandemia de coronavírus acelerou uma tendência que já existia em todo o mundo: a digitalização do varejo. Porém, se no início de 2020 o cenário ainda era incerto, hoje em dia já é possível notar uma mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais habituado ao modelo omnichannel.

O varejo omnichannel é a integração de diferentes canais de venda (loja física e e-commerce, por exemplo) com o objetivo de proporcionar uma experiência melhor e mais completa ao cliente final.

Este modelo vem se expandindo cada vez mais nos últimos anos, de modo a atender às demandas do consumidor 3.0 – mais conectado, exigente e bem informado.

Embora tenha havido um aumento da digitalização devido à pandemia, o cenário mundial mostrou que as lojas físicas não serão extintas, mas transformadas para o modelo omnichannel.

De acordo com a pesquisa “O futuro do varejo”, de Euromonitor e Google, as lojas físicas continuarão respondendo por 57% do crescimento total das vendas no varejo e 82% das vendas totais até 2025.

Ao mesmo tempo, a previsão é de 42% de crescimento do e-commerce no Brasil, representando quase metade (39%) do aumento total das vendas no varejo. 

A pesquisa mostrou ainda que os consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam. 

Isto é, se muitos varejistas tinham dúvidas sobre fazer essa mudança devido à aceitação do público, os números mostram que os novos hábitos de consumo estão diretamente relacionados ao mundo digital.

Confira os principais motivos para migrar o varejo a um modelo omnichannel:

  • Crescimento e amadurecimento do setor

O varejo digital está em expansão e a expectativa é que continue crescendo nos próximos anos. 

A 7ª edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro mostrou que em 2021 o país alcançou a marca de 1,6 milhão de lojas online, número 22% maior do que em 2020. 

Nos últimos cinco anos, o aumento foi de 191,6% e também é possível perceber uma forte tendência de amadurecimento do mercado. 

Isso se reflete no aumento de plataformas de ERP e integração do e-commerce, bem como na crescente preocupação com a experiência do usuário no site. 

Outra mudança significativa foi que 60% dos e-commerces já oferecem aos consumidores a opção de pagamento por meio de carteiras virtuais, ou seja, o cliente está cada vez mais exigente e espera também um aumento do profissionalismo das empresas varejistas.

  • Atendimento 24 horas

A abertura de uma loja física tem diversas vantagens para o varejista e o público, mas demanda uma série de investimentos para a manutenção do ponto de venda. 

Por outro lado, o varejo digital possibilita a venda a qualquer hora, em qualquer dia e sem barreiras geográficas. 

Com a integração dos dois modelos, é possível automatizar cada vez mais o funcionamento e oferecer a possibilidade de diversos canais de suporte, como redes sociais, e-mails, chatbots e outras ferramentas que ajudam a aumentar as vendas.

  • Processos automatizados

Um ponto essencial do varejo omnichannel é a criação de uma experiência integrada e unificada entre o online e o offline, o que só é possível quando a gestão do varejo também é automatizada.

Com a tecnologia, é possível automatizar uma série de processos em diversas áreas, como controle de estoque, precificação, logística, vendas, entre outras.

A partir de dados e relatórios em tempo real, o gestor pode tomar decisões mais assertivas e tem tempo hábil para tarefas menos burocráticas e mais estratégicas, como a redução dos limites entre a loja física e o e-commerce.

Uma das tendências de migrar o varejo para o omnichannel é utilizar as lojas físicas como centros de distribuição. Confira o nosso texto e saiba como isso pode ser realizado para otimizar sua operação.