11 de Agosto de 2022

O fim do uso de cookies: como preparar o seu e-commerce para essa transformação no varejo digital?

O suporte ao uso de cookies de terceiros está com os dias contados e essa história não é de agora. Em 2019, o Google anunciou a iniciativa Privacy Sandbox, que basicamente é um conjunto de técnicas para limitar o fornecimento de informações sobre seus hábitos de navegação.

A gigante das buscas tem como objetivo mostrar anúncios mais relevantes sem colher dados desnecessários dos usuários. Acredita-se que o Google Chrome  eliminará gradualmente o suporte para cookies de terceiros e essas ferramentas de rastreamento online até o final de 2023. 

Uma decisão que segue uma demanda crescente quando se fala em privacidade na Internet. Não é de hoje que os consumidores vêm exigindo cada vez mais a transparência em como seus dados são utilizados pelas empresas e procuram se desvincular daquelas que violem sua confiança.

Essa questão pode afetar o marketing digital, o varejo e os e-commerces e, claro, as estratégias para a captação de clientes. Empresas de marketing e anunciantes precisam aprender com essas mudanças, a fim de elevar as experiências com seus clientes a um nível mais personalizado possível. 

Mas, como fazer isso? Antes de abordarmos o que as empresas de varejo podem colocar em prática para lidar com um futuro (próximo) sem cookies, vamos entender alguns aspectos sobre o assunto. 

Afinal, o que são cookies de terceiros?

Primeiramente, vamos entender o que é um cookie. É um pequeno arquivo de texto que armazena diversos tipos de dados à medida que você visita os sites, como itens de carrinhos de compras, senhas, e-mails, endereço de IP, preferências de idioma, entre outros.

Assim, quando você volta ao site, sua identificação é realizada de forma mais fácil, porque o cookie rastreia o comportamento e o interesse do consumidor. Por isso, você não precisa logar novamente ou, até mesmo, montar um novo carrinho de compras.

Existem dois tipos de cookies: primários e terceiros. Em resumo, um cookie primário é criado pelo site que você acessa. O cookie de terceiros é gerado por outros sites. Uma das consequências geradas pelos cookies de terceiros é o acesso de empresas que o usuário não conhece aos seus dados, o que desencadeia um sério problema de privacidade.

SEO, marketing de conteúdo e tráfego orgânico terão papel fundamental

Para se adequar às mudanças de um varejo sem cookies, as marcas devem utilizar seus dados primários com afinco e apostar na personalização na jornada de experiência do consumidor. 

Para isso, deve-se levar em conta que toda visita ao seu site, conquistada de maneira espontânea e sem o uso de anúncios, é proveniente do chamado tráfego orgânico. Ele surge, principalmente, dos mecanismos de busca, como o Google. Mas, também pode-se conquistá-lo com marketing de conteúdo nas redes sociais.  

Já o SEO (Search Engine Optimization), uma das principais estratégias do marketing digital, está relacionado com a otimização dos mecanismos de busca e facilita que seu e-commerce seja encontrado nos primeiros resultados com mais facilidade.

Preparar um site seguindo as estratégias de SEO requer disciplina e constância. No entanto, é uma das estratégias mais efetivas para a empresa conquistar autoridade no mercado, receber potenciais visitas e aumentar as conversões.

Como preparar o seu e-commerce para o fim do uso de cookies?

A partir do momento que o uso de cookies de terceiros for algo fora do usual pelas agências de marketing e publicidade, o primeiro passo é organizar suas equipes, amadurecer as estratégias e mudar as abordagens.

As alternativas para gerar bons resultados com o fim do uso de cookies no e-commerce deverão ir de encontro aos fundamentos de marketing e varejo:

  • Especialização em conteúdos de valor aliados ao SEO;
  • Pensar em campanhas mais assertivas, que coloquem a jornada do cliente em primeiro plano, captando a sua atenção ao longo do funil e não exclusivamente no momento da conversão;
  • Investir em branding, ou seja, ações alinhadas com o posicionamento, propósito e valores da sua empresa;
  • Investir em qualidade de produto e atendimento, dois principais e importantes objetivos de marketing que devem ser sempre levados em consideração.

As empresas varejistas precisam direcionar seu ecossistema digital em canais proprietários que já existem há muito tempo na web: como o próprio site, blogs, e-mail marketing, CRM estratégico (Customer Relationship Management) e aplicativos, além de outras alternativas de contato com o consumidor e geração de leads que não dependam do meio online.

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Soluções integradas para driblar essas mudanças no varejo digital

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Nossas soluções são integradas para atender essas mudanças e aumentar a eficiência em redes de lojas e produtividade das equipes, oferecendo serviços especializados para aumentar o market share.

Vamos te auxiliar na criação de um e-commerce totalmente preparado para as atualizações quanto ao uso de cookies com:

  • SEO adequado para você seja encontrado facilmente nos mecanismos de busca e redes sociais;
  • Site responsivo que se adequa à qualquer tela que seu cliente usar, aumentando a experiência de compra;
  • Uso de CRM integrado, software que gerencia a relação com seu cliente e visa sua satisfação e fidelização;
  • Controle e definição de produtos, promoções, campanhas e cupons de descontos;
  • Aplicação de estratégias Omnichannel com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline da sua loja.

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