21 de Julho de 2022

Análise de dados no varejo: quais os desafios e como utilizar?

Nos dias atuais, os dados se tornaram os principais ativos das empresas e têm um papel fundamental para a gestão e sobrevivência do negócio. No varejo figital, as informações vêm de diversas fontes, tanto online quanto offline, e podem trazer insights relevantes para os varejistas por meio do big data.

A análise de dados no varejo (data analytics), quando realizada de maneira eficiente, possibilita identificar o comportamento de compra dos consumidores, melhorar a qualidade do atendimento e promover a fidelização e satisfação dos clientes.

Os dados auxiliam empresas de diversos segmentos na gestão de riscos, melhoria dos processos, desenvolvimento de novos produtos e melhoria da experiência do consumidor.

Isso é possível pois cada cliente que entra na loja e cada produto comprado carregam informações valiosas, como preferências individuais, hábitos de consumo, tempo que os itens ficam nas prateleiras, forma de pagamento mais utilizada, marca com mais saída, entre muitos outros.

Em tempos de omnichannel, em que os consumidores estão fazendo compras em sites, aplicativos e lojas físicas, clicando em anúncios nas redes sociais e sendo embaixadores das marcas, é fundamental que os varejistas tenham ferramentas para coletar, tratar e usar essas informações para tomar decisões mais assertivas.

Quais os desafios da análise de dados no varejo?

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indica que a transformação digital cresceu 21% no varejo, mostrando uma busca por soluções que proporcionam uma digitalização maior nos processos das organizações.

Em 2020, 69% dos gestores dedicavam parte do seu capital ao assunto, mas um ano de pandemia fez esse índice saltar para 90%.

No Brasil, a digitalização do varejo enfrenta barreiras como a falta de investimento em ferramentas que facilitem a coleta e organização desses dados, bem como mão de obra especializada para utilizar as ferramentas e interpretar os resultados.

Além disso, é muito comum que as empresas, inclusive grandes redes de varejo, realizem manualmente processos como emissão de pedidos e controle de estoque, seja por meio de e-mails, planilhas ou papéis.

Esse método demanda mais tempo e organização dos varejistas, podendo atrasar todo o fluxo de gestão da operação. Ao cuidar disso manualmente, o gestor também está mais sujeito a erros, que poderiam ser facilmente evitados com uma solução integrada de tecnologia.

Como usar a análise de dados no varejo?

Os dados são fundamentais para a estratégia de qualquer negócio, pois oferecem uma visão integral e detalhada sobre cada departamento ou situação específica.

Por meio dessas informações, é possível transformar diferentes acontecimentos em indicadores que podem ser comparados, analisados e avaliados pelo gestores, que terão uma perspectiva mais precisa sobre o que está de fato acontecendo na estrutura da organização.

No varejo, o big data e a análise de dados se traduzem na melhora da tomada de decisão, mesmo em um cenário de incertezas e transformações intensas, como o que estamos vivendo atualmente.

Com uma ferramenta digital desenvolvida especialmente para o varejo, o gestor pode criar ações de marketing, identificar tendências sazonais, melhorar a previsão e reposição dos produtos, identificar os itens mais populares e encontrar novas oportunidades de venda para aumentar o lucro da empresa.

Um exemplo da utilização inteligente da análise de dados no varejo é a otimização do controle de estoque, que permite identificar possíveis rupturas na loja, estabelecer a quantidade ideal de compra do fornecedor com base no estoque atual e na demanda esperada a partir do comportamento dos clientes.

Essas informações são coletadas tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce e podem ser combinadas de diferentes formas, proporcionando ao gestor uma visão ampla da operação e possibilitando a tomada de decisões mais assertivas.

A partir dos dados coletados em tempo real, é possível descobrir padrões, tendências e associações úteis que ajudam a identificar os desejos dos clientes e promover soluções customizadas.

Mannesoft +Lojas: a solução omnichannel para o varejo

O Mannesoft +Lojas é um ERP para varejo que foi planejado e desenvolvido para dar suporte completo à estratégia digital.

Disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service), o sistema conta com um e-commerce nativo integrado a redes e mídias sociais.

Com isso, a compra no site tem ação imediata no backoffice, alimentando o financeiro, ativando a logística e gerando informações em tempo real ao time de ressuprimento.

Da loja física ao click & collect, o software integra as operações de ponta a ponta e gera uma experiência completa para o usuário e o cliente final.

Com o +Lojas, é possível acessar indicadores e relatórios em tempo real que otimizam a análise de dados e contribuem para resultados cada vez melhores.

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