22 de Setembro de 2021

Entenda como um sistema de gestão do varejo ajuda no crescimento da empresa

Nos últimos anos, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram por diversos motivos, entre eles o crescimento do comércio eletrônico. Com a pandemia de Covid-19, essa transição se intensificou ainda mais e muitas pessoas fizeram suas primeiras compras pela internet durante a quarentena.

De acordo com a pesquisa Webshoppers 44, feita pela consultoria Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2021 o e-commerce atingiu o maior patamar histórico de vendas, totalizando mais de R$ 53,4 bilhões. 

Esse dado representa um crescimento de 31% em relação ao semestre anterior, assim como o aumento do ticket médio gerado pelos novos consumidores.

Levando em consideração essa tendência de crescimento, as empresas que não investirem em uma presença sólida no mundo digital dificilmente serão encontradas e lembradas pelos consumidores. 

E, para administrar a operação do início ao fim, é fundamental ter um ERP especializado em varejo, como o Mannesoft +Lojas.

Desenvolvido especialmente para redes de varejo, o sistema de gestão integra e automatiza a frente de loja, backoffice e e-commerce, aumentando a eficiência da operação. Confira os principais recursos do software que facilitam a rotina da empresa varejista:

  • Gestão de lojas

A gestão de lojas envolve a área de vendas, frente de caixa, administração comercial e outras etapas que podem ser integradas e facilitadas por meio da tecnologia.

Com as ferramentas adequadas, é possível agilizar o atendimento na frente de caixa, diminuir filas e melhorar a experiência de compra do cliente.

O +Lojas proporciona interação em tempo real com os registros financeiros da loja e da rede, possibilitando o acompanhamento das vendas e gestão financeira completa.

Além disso, com o software 100% web também é possível controlar as opções de pagamento das lojas físicas e e-commerce, promoções, tabelas de preço, metas de vendas e muito mais.

O módulo de gestão de lojas é uma importante ferramenta de tomada de decisões, pois o gestor tem acesso a relatórios de desempenho que ajudam na estratégia da operação.

  • Gestão de backoffice

O backoffice está relacionado à sustentação da operação do varejo, à estratégia logística e à área administrativa da empresa, portanto a sua gestão tem impacto direto sobre a experiência do cliente e o desempenho dos canais de vendas.

Por isso, o +Lojas tem recursos que mantêm o e-commerce, lojas físicas, centro de distribuição e o departamento de compras conectados em tempo real, garantindo a sinergia das operações e respostas rápidas às demandas da rede.

Com as ferramentas do ERP, o reabastecimento, estoques e distribuição estão preparados para atender, de forma sincronizada, a estratégia de vendas multicanais.

Da mesma forma, o gestor pode disponibilizar um portal de e-Procurement para os fornecedores, assegurando transparência e rastreabilidade às negociações, tornando as compras mais estratégicas com informações comerciais em tempo real.

A partir de múltiplos modelos logísticos para produtos de revenda, uso e consumo, aquisição de imobilizado e abastecimento de lojas, as informações estão integradas e centralizadas em apenas um software.

  • Gestão de omnichannel e e-commerce

Segundo o estudo Future of Retail 2021, feito pela Euromonitor a pedido do Google, nos próximos anos os espaços exclusivamente físicos terão uma redução significativa em sua contribuição para as vendas, passando dos 71% de 2019 para 58% em 2025.

No Brasil, 42% das vendas do varejo virão de empresas com algum tipo de presença online, demonstrando a preferência do consumidor por organizações omnichannel.

Com o +Lojas, é possível reduzir os limites entre a loja física e o e-commerce, diversificando as formas de acesso aos produtos e definindo promoções específicas para cada canal.

Os recursos como integração com mídias sociais, Click and Collect, integração dos canais com a área de logística e de atendimento otimizam as atividades de rotina e permitem que a empresa esteja presente onde o cliente estiver.

A loja on-line nativa do +Lojas possui CRM integrado, assim como integração em tempo real com o backoffice. 

Agora que você já conhece os principais recursos de um sistema de gestão de varejo eficiente e robusto, como o +Lojas, entre em contato conosco e agende uma demonstração.