26 de Outubro de 2021

A importância de uma gestão eficiente para a expansão de franquias

O modelo de franchising tem se mostrado uma estratégia de crescimento muito utilizada por empresas de diversos segmentos. Porém, ter uma gestão eficiente é fundamental para a expansão de franquias, junto a um plano detalhado e um estudo de viabilidade do modelo de negócios.

No Brasil, o setor de franquias foi bastante afetado pela pandemia e encolheu 10,5% em 2020, faturando R$ 167,1 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

No entanto, mesmo com a crise, algumas franquias conseguiram se expandir, como os setores de casa e construção (crescimento de 12,8%), saúde, beleza e bem-estar (alta de 3,1%) e comunicação, informática e eletrônicos (+0,5%), principalmente devido ao e-commerce.

Já os setores mais afetados pela pandemia foram os que dependem quase exclusivamente das vendas físicas. Entre os principais estão hotelaria e turismo (-49,8%), entretenimento e lazer (-29%), moda (-20,9%) e alimentação (-15,5%), segundo levantamento da ABF.

A gestão de franquias envolve os mesmos processos de outros tipos de empresas, mas existem algumas particularidades relacionadas ao modelo de negócio, como a quantidade de stakeholders com suas próprias responsabilidades dentro da operação.

Para garantir a sustentabilidade e atratividade do público, esse modelo geralmente trabalha com uma série de regras que limitam a flexibilidade de aplicação de outras formas de gestão. 

Ao estabelecer seus próprios padrões de administração, a franquia tem vantagens como uma gestão mais estruturada, troca de informações, experiências e um formato de negócio altamente organizado.

Além disso, esse modelo de negócios costuma ter um conjunto definido de estratégias que foram testadas no mercado e tiveram sua eficácia comprovada, junto a uma série de processos operacionais que aumentam a eficiência da gestão.

Para que o franqueador continue crescendo e expandindo a operação, é importante ter um amplo conhecimento sobre o mercado em que atua, como deseja se posicionar, suas vantagens competitivas, chances de crescimento e potenciais riscos, que devem ser analisados e acompanhados de perto.

O papel da tecnologia na expansão de franquias 

No varejo, o sucesso de alguns modelos de franquias depende da otimização do estoque, organização da cadeia de vendas e monitoramento dos pontos de vendas (PDV).

Com um sistema de gestão especializado, o franqueador pode analisar e comparar os resultados das cadeias de vendas para observar o desempenho de cada unidade, possíveis gargalos na operação, metas de vendas, entre outras informações importantes.

Os relatórios e gráficos oferecem ainda informações históricas que possibilitam a antecipação de problemas, resolvendo questões como sazonalidade de produtos e controle integral da operação.

Outro ponto importante para a gestão e expansão de franquias é que a empresa franqueadora deve conhecer profundamente o desempenho de cada unidade em busca de prever eventuais desafios e evitar prejuízos.

Dessa forma, à medida que o franqueado utiliza o sistema para registrar seus resultados e gerenciar a unidade, a empresa franqueadora tem acesso a um histórico detalhado de informações e pode acompanhar seu desenvolvimento de perto.

A tecnologia torna o processo de supervisão mais transparente e traz benefícios para ambas as partes, pois enquanto a franqueadora se mantém atualizada sobre as ações nas unidades, o franqueado tem maior facilidade na gestão do negócio e conta com o apoio dos gestores para otimizar seus resultados.

O acesso a indicadores de desempenho, relatórios, gráficos e outras ferramentas simplificam a gestão e dão o suporte necessário para uma estratégia de expansão de franquias, tanto em lojas físicas quanto online.

Confira nosso artigo e saiba mais sobre a importância da análise de dados para o varejo.