03 de Fevereiro de 2021

3 lições de liderança aprendidas pelo líder da Oracle durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 afetou milhões de pessoas em todo o mundo e muitas empresas de tecnologia e varejo passaram a trabalhar remotamente. Essa crise sem precedentes mostrou-se um teste para líderes de empresas de todos os tamanhos, que precisaram se adaptar aos novos tempos e manter a produtividade.

Em um texto para o blog da Oracle, Nate Skinner, líder global de Marketing para CX da empresa, compartilhou seus aprendizados de liderança durante a crise da Covid-19. O Mannesoft +Lojas é parceiro da Oracle e utiliza sua tecnologia para melhorar o atendimento ao varejo.

Nossa equipe também precisou se adaptar ao trabalho remoto e acreditamos que as dicas de Skinner são muito valiosas e podem ajudar líderes de diversas áreas, por isso compartilhamos aqui no blog:

1.O local não é relevante para a realização do trabalho

Em muitas áreas, como marketing e tecnologia, por exemplo, o trabalho remoto já era uma realidade para grande parte dos profissionais. 

No entanto, a crise gerada pela pandemia de coronavírus mostrou que diversos departamentos também podem se adaptar ao home office sem perder a produtividade. 

De acordo com Skinner, o local de trabalho é irrelevante, já que a tecnologia possibilita uma quantidade maior de reuniões em menos tempo, pois não é preciso se deslocar de um local para outro.

Porém, ele ressalta que em algumas situações o encontro presencial não deve ser substituído pelo virtual.

Em algumas reuniões específicas, em que são realizados brainstorms e abordagens de design thinking, por exemplo, a mudança de rotina ajuda a redirecionar o foco dos colaboradores.

2.Líderes que acreditam nas pessoas irão prosperar

Nesse novo cenário, uma das maiores preocupações é o contato entre os colaboradores, já que não é mais possível ir até a sala do líder para tirar uma dúvida ou pedir conselho, por exemplo.

Porém, Nate Skinner tem uma outra visão sobre a distância física:

“No ambiente físico e presencial do escritório, as pessoas podem se esconder no espaço do escritório ou do local de trabalho, ou ficarem inacessíveis de outras maneiras — e isso também se aplica aos líderes. Em um ambiente virtual, os membros da equipe não precisam descobrir como chegar ao último andar do prédio ou ao escritório da esquina, onde o líder tem a vantagem natural de "jogar em casa". O ambiente virtual nivelou o "campo de jogo" e fez nós todos ficarmos mais acessíveis, independentemente do local ou da hierarquia.” – Nate Skinner, líder global de Marketing para CX da Oracle

Para ele, todos são iguais no ambiente virtual e têm o mesmo acesso uns aos outros. Por isso, a microgerência, quando o líder controla de perto o trabalho da equipe, será mais difícil de ser praticada e os líderes servidores irão prosperar.

Ou seja, o gestor que quer conhecer sua equipe e ajudá-los a ter sucesso, em vez de cobrar atitudes como ligar a câmera e cumprir determinado horário, conseguirá motivá-los e melhorar os resultados de todos.

Outro ponto levantado pelo líder de marketing da Oracle é reservar um tempo para refletir sobre o seu estilo de liderança e mudar a rotina de trabalho para atingir esse objetivo. 

Muitas vezes, um profissional que prefere microgerenciar seus subordinados pode acabar minando a confiança dos colaboradores e prejudicando o trabalho de todos.

Para Skinner, um líder deve permitir que as pessoas façam o melhor trabalho possível, fornecer orientação, estar presente para dar feedback construtivo e acionável e cobrar responsabilidades.

Para criar uma relação de confiança com a sua equipe, especialmente por ter começado na empresa logo no início da pandemia, ele disse aos colaboradores que não precisam ligar a câmera se não quiserem.

3.É o momento de compartilhar soluções para os problemas

O terceiro aprendizado de Nate Skinner durante a pandemia é voltar aos conceitos básicos de marketing e compartilhar soluções para os problemas. 

Essa lição também pode ser aplicada no varejo e em outras áreas das empresas, já que o cliente também deve estar no centro da estratégia e todos devemos trabalhar pensando: “Como o meu trabalho está ajudando agora?”.

Skinner ressalta que no ambiente virtual há a oportunidade de trazer o marketing de volta à sua missão fundamental, que é ajudar alguém com um problema a encontrar uma solução. 

Como exemplo da atuação da Oracle durante a pandemia, ele conta que uma colaboradora sugeriu dar mais destaque no site sobre uma ação da empresa destinada ao setor público. Com uma pequena mudança, ficou mais fácil para as pessoas encontrarem as informações certas.

Da mesma forma, o varejo pode aprender com as lições de Skinner e da Oracle, seja facilitando o acesso aos seus produtos e serviços ou mesmo utilizando a tecnologia para melhorar os processos internos.

O +Lojas é um ERP para varejo que oferece a facilidade e a tecnologia de gerenciamento de dados proporcionada pelo Oracle.

O sistema é disponibilizado na modalidade SaaS e oferece segurança nas transações, confiabilidade dos dados, estabilidade nos processos e, principalmente, informações para embasar as tomadas de decisão.

Durante a pandemia, nossa equipe está trabalhando remotamente e oferecendo o suporte necessário aos clientes, que continuam gerenciando seu e-commerce e lojas físicas de qualquer lugar com acesso à internet.

Para saber mais sobre as vantagens de um ERP para varejo, confira nosso post sobre como escolher o melhor sistema para a sua rede de lojas.