10 de Fevereiro de 2022

Tecnologias que estão influenciando o varejo em 2022

Com o crescimento acelerado no mercado, os varejistas buscam novas alternativas para aumentar a produtividade, diminuir os gastos e oferecer uma experiência única aos clientes. Para isso, a tecnologia é a melhor forma de se destacar em 2022 e no pós-pandemia.

As empresas que desejam se destacar entre os clientes e funcionar de maneira otimizada precisam conhecer as principais novidades da área e desenvolver um olhar estratégico para tirar as ideias do papel.

Confira as tecnologias que já estão influenciando o varejo em 2022 e nos próximos anos:

  • Tecnologia contactless

Nos últimos anos, a tecnologia contactless se popularizou no Brasil, especialmente após o início da pandemia de coronavírus.

A tecnologia sem contato permite que o consumidor realize compras no débito ou no crédito apenas aproximando o cartão, celular ou smartwatch da máquina de pagamento.

Dessa forma, o cliente não precisa entregar o cartão para o atendente e tem maior segurança, já que os sistemas utilizam tecnologias de criptografia que protegem as informações.

  • Pix

Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é o sistema de pagamento instantâneo brasileiro que se popularizou rapidamente e é amplamente utilizado por estabelecimentos comerciais, e-commerces e entre pessoas físicas.

Ao disponibilizar opções diversificadas de pagamento, a experiência de compra do cliente torna-se muito mais rica e a empresa investe na construção de um relacionamento próximo com o seu público, fator decisivo para a fidelização.

Essas mudanças também apontam para a disseminação da omnicanalidade, ou seja, a redução das barreiras entre o online e o offline.

  • Smart stores ou smart markets

Zaitt e Amazon Go são apenas alguns exemplos de smart stores que oferecem uma experiência única aos clientes e estão influenciando o varejo do mundo inteiro.

Além de Wi-Fi gratuito, as lojas possuem terminais touchscreen que orientam os visitantes e estão integradas ao aplicativo no celular dos clientes, unindo inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Assim, o cliente entra no estabelecimento, seleciona os itens que deseja comprar, paga pelo aplicativo e vai embora – tudo sem contato com outras pessoas.

  • Inteligência Artificial e Big Data

A Inteligência Artificial (IA) deixou de fazer parte de um cenário distante e está desempenhando um papel cada vez mais importante no varejo atual, sendo aplicada em diversas etapas desde a fabricação até a entrega ao cliente final.

Da mesma forma, tecnologias como Machine Learning e Big Data ajudam a analisar e automatizar dados, com o objetivo de identificar padrões e comportamentos humanos que ajudem na gestão do varejo.

A partir dessas informações, é possível prever o estoque de forma inteligente e sem desperdício, além de focar em estratégias de marketing e vendas com mais chances de dar certo.

Agora que você conhece as tecnologias que estão influenciando o varejo em 2022, confira nosso artigo sobre a tendência de um modelo de negócios mais leve e digital.