04 de Novembro de 2020

Saiba qual é o papel do gerente de loja no varejo

No varejo, o gerente de loja é o principal responsável por garantir os resultados da equipe para que a organização atinja suas metas. Esse profissional, que é a ponte entre os gestores e os colaboradores que lidam diretamente com clientes, tem um papel fundamental no desempenho da operação como um todo.

O papel do gerente de loja no varejo vai muito além de cuidar das atividades administrativas. Sua principal função é liderar a equipe rumo ao crescimento da empresa e, para isso, deve ser um líder comprometido e dedicado, com habilidades de comunicação, organização e gestão de pessoas. 

Dessa forma, é possível inspirar e influenciar os vendedores a conquistarem cada vez mais clientes. Conheça as principais atribuições desse cargo:

Planejamento

A gestão de vendas é uma área essencial para o funcionamento da empresa e deve ser planejada de acordo com a realidade de cada negócio.

Por isso, o gerente deve analisar os aspectos da loja e fazer um diagnóstico completo com o objetivo de entender o ciclo de vendas, o comportamento do consumidor e outros fatores essenciais da operação.

Em seguida, é preciso estabelecer objetivos e metas, comunicando-os de maneira clara para a equipe com a definição das funções de cada um e os prazos das tarefas.

Ao acompanhar de perto o progresso das atividades e motivar a equipe da maneira certa, é possível colocar o planejamento em prática e garantir a satisfação dos clientes.

Organização

Distribuir tarefas, delegar responsabilidades e definir as normas e regras da loja são algumas funções que o gerente precisa realizar para organizar a operação.

Alocar as pessoas certas nas funções certas, de acordo com o perfil técnico e comportamental possibilita o aumento da eficiência operacional e colabora com os resultados planejados.

Nesse sentido, ouvir e conhecer os membros da equipe, conceder autonomia e evitar a centralização das decisões é o caminho que permeia uma gestão bem-sucedida.

Gestão

Além de ser um bom vendedor, um gerente de sucesso também deve ser um líder e direcionar sua equipe na realização do trabalho diário no varejo.

Criar um ambiente de trabalho baseado em valores como profissionalismo e ética ajuda a manutenção da motivação, entrosamento e colaboração na busca dos resultados.

Alguns fatores como clima organizacional positivo e ambiente agradável, com comunicação aberta entre os profissionais e o líder, ajudam a tornar a equipe mais engajada e, consequentemente, melhorar seu desempenho.

Orientar os vendedores e promover treinamentos, cursos e workshops para estimular seu desenvolvimento pessoal e profissional também é papel do gerente.

Controle

Uma das funções principais dos gestores do varejo é o acompanhamento das atividades da equipe e avaliação dos resultados junto aos vendedores.

O gerente deve acompanhar os KPI’s da sua loja e a execução das tarefas diárias, garantindo a prestação de contas aos executivos da área de vendas.

Além disso, criar uma cultura de feedback na equipe, reconhecendo os acertos de maneira coletiva e corrigindo os problemas imediatamente é ação indispensável do gerenciamento.

É válido ressaltar que o gerente deve ter controle sobre os resultados e processos, e nunca sobre as pessoas, já que um líder bem-sucedido deve dar liberdade e autonomia à sua equipe.

Atualização

A transformação digital mudou o comportamento dos consumidores e as empresas também precisam adaptar sua estratégia, operação e atendimento. Afinal, precisa manter a atração e a fidelização do seu público.

Para isso, é fundamental que o gerente esteja atento às novidades, tendências e mudanças na área do varejo e vendas. 

Além de cursos, treinamentos e networking com outros profissionais do setor, é necessário manter-se atualizado com relação às tecnologias da área, como softwares, técnicas de venda e outros fatores que ajudam a empresa a crescer. 

Agora que você já conhece o papel do gerente de loja no varejo, saiba o que é self-checkout e quais suas principais vantagens.