25 de Agosto de 2022

Quais os desafios na cadeia de suprimentos do varejo e como a tecnologia blockchain pode ajudar?

A cadeia de suprimentos no varejo, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é formada pelo elo de todos os profissionais, empresas, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto - desde o abastecimento da sua matéria-prima até a entrega ao cliente final. 

É uma demanda multifocal, que exige uma estratégia bem estabelecida para que todos os processos aconteçam de forma sincronizada. Esse cuidado é fundamental para evitar diversas situações que podem representar prejuízos financeiros para a empresa como falta de produtos em estoque, atrasos na entrega para clientes, entre outros. 

Mas, como contornar essas questões de forma otimizada? A resposta pode estar na tecnologia, especificamente a blockchain. Continue a leitura e descubra como! 

Desafios na cadeia de suprimentos do varejo

Para entendermos o papel estratégico que a tecnologia Blockchain pode desempenhar atualmente na cadeia de suprimentos do varejo,  precisamos saber primeiro quais os principais desafios que o setor enfrenta atualmente. Confira:

1- Falta de treinamento e integração das equipes

A Supply Chain pode envolver centenas de pessoas entre equipes de compra, vendas, estoque e logística. Desse modo, todos os setores devem estar integrados com uma comunicação eficiente, mas também bem treinados para contornar possíveis falhas de operação.

Quando há padronização nos processos de toda a cadeia de suprimentos, as questões que envolvem diferentes áreas acabam por si só funcionando perfeitamente.

2 - Deficiências na logística 

Manter a eficiência do transporte e a logística de distribuição alinhadas são questões fundamentais para as empresas saírem na frente com uma rede de suprimentos competente.

Uma forma de agilizar e reduzir os custos nos itinerários é considerar a entrega agendada. Dessa maneira, as chances de problemas com entrega e atrasos com clientes são minimizadas.

3 - Falta de controle e monitoramento dos resultados

Monitorar e controlar todas as etapas da operação talvez seja um dos grandes desafios para as empresas. Esse tipo de demanda pode ser resolvida com o investimento necessário em tecnologia e ferramentas que viabilizem e monitorem de forma centralizada a operação. 

Especialmente porque estamos falando de compra, venda, estoque de mercadorias, saídas e entradas de produtos e toda a logística envolvida no processo. Quando há o controle total das etapas, as atividades tornam-se mais ágeis e assertivas.

4 - Controle de estoque

A falta de compartilhamento de informações sobre a situação do estoque e a demanda de vendas pode fazer com que o varejo perca competitividade do mercado. 

Para evitar esse cenário, os processos devem ser orientados de forma que todas as partes tenham informações precisas sobre o desempenho dos produtos nos pontos de venda a fim de fazer uma distribuição assertiva de estoque. 

5 - Erros fiscais na operação

O gerenciamento de notas fiscais pode se tornar uma dor de cabeça se houver erros na tributação, como ter notas com um valor menor do que o do produto negociado. 

Mas é uma questão simples de ser otimizada: com tecnologia. Investir em soluções para validar o preenchimento das NFs de forma automática é uma alternativa eficiente para evitar problemas simples com a Receita Federal. 

6 - Ruídos no relacionamento com fornecedores

Uma operação bem sucedida depende diretamente do relacionamento da empresa com os seus fornecedores. Para isso, essa relação deve ser pautada por regras bem definidas, especialmente no que diz respeito aos parâmetros de qualidade previstos nos produtos e na pontualidade das entregas.

Uma forma de ajustar esse alinhamento de forma eficiente é manter canais de comunicação que garantam a troca transparente de informações e que seja possível alinhar essas regras definidas em um contato rápido.

7 - Filas nos centros de distribuição

Outro desafio é a logística de expedição e entrega do produto que, sem um monitoramento automatizado, pode resultar em filas intermináveis nos centros de distribuição. Para evitar isso, o intercâmbio de dados eletrônicos favorece o controle desses dados a fim de saber o que está para chegar e agendar as próximas entregas, sem prejudicar a reposição de estoque. 

Tecnologia é aliada na gestão da cadeia de suprimentos no varejo

Manter a cadeia de suprimentos funcionando adequadamente requer um sistema de gestão omnichannel que potencialize as ofertas e a experiência do cliente em todos os pontos da rede de suprimentos. 

Neste sentido, não há como ignorar as possibilidades que a tecnologia proporciona, como adotar o uso da blockchain. 

O que é blockchain?

Blockchain é um mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento de informações na rede de uma empresa de forma mais transparente. Ou seja, não é possível modificar, nem mesmo excluir algum dado sem o consentimento da rede, já que eles são cronologicamente consistentes.

Em outras palavras, utilizar a blockchain dificulta ou torna impossível alterar, hackear ou enganar sistemas, já que é uma tecnologia que atua de maneira muito eficiente.

O blockchain guarda regularmente informações de transações em lotes, os chamados blocos (“blocks”). Esses blocos recebem uma impressão digital chamada hash, um código matemático único gerado em uma operação criptográfica, e são interligados em um conjunto cronológico, formando uma linha contínua de blocos, ou seja, uma corrente, de onde vem o termo “chain”.

A Blockchain a favor da cadeia de suprimentos no varejo

Diversos setores já utilizam a blockchain a seu favor. No varejo, por exemplo, o uso da blockchain para monitorar a cadeia de suprimentos é essencial, visto que com essa tecnologia, as empresas conseguem rapidamente identificar, acompanhar e controlar ineficiências em toda a movimentação de mercadorias entre fornecedores e compradores.

Criando um sistema descentralizado e à prova de violações, a Blockchain reduz possíveis problemas para registrar as transações. A título de exemplo, em todas as transações realizadas na blockchain cria-se um ledger (um registro) para as partes (fabricante, distribuidor, vendedor e transportador do produto). Assim, as operações devem ser aprovadas pelos envolvidos e, automaticamente, são atualizadas nos dois ledgers em tempo real.

Com o acesso autorizado, os varejistas podem adquirir mais informações sobre seus clientes omnichannel, aqueles que buscam mais agilidade nas compras, atendimento e suporte, e fornecer produtos e serviços mais relevantes, e o melhor, em tempo real.

Vamos simplificar e listar abaixo os benefícios de usar a blockchain a favor da cadeia de suprimentos no varejo:

Benefícios da Blockchain no varejo

  • Redução de riscos e custos;
  • Posicionar melhor os compradores para efetuar aquisições de forma inteligente;
  • Rastreio de remessas e produtos de estoque com inventário visível em toda a cadeia de suprimentos;
  • Personalização de serviços e anúncios sem depender de um servidor central;
  • Verificação da autenticidade de produtos e fontes;
  • Maior satisfação do cliente pela rapidez e precisão nas entregas;
  • Impedimento de fraudes e roubo de informações;
  • Mais segurança em toda a Supply Chain;
  • Transparência total até o consumidor final.

Ou seja, a tecnologia melhora toda a experiência desde o começo da cadeia de suprimentos até o consumidor final, promovendo a integração de todos os processos de forma segura, assertiva e eficiente.

Para continuar o entendimento sobre a importância desses investimentos, preparamos um artigo sobre esse assunto que você precisa dar uma olhada!