12 de Maio de 2022

Omnichannel: a importância da entrega rápida na experiência do cliente

A pandemia de coronavírus trouxe uma série de mudanças e desafios para o varejo, principalmente em relação ao comércio digital. Com os consumidores cada vez mais exigentes, é necessário investir na experiência do cliente e em entregas rápidas para garantir a fidelização do público.

As entregas rápidas são um ponto fundamental da experiência do cliente e, para que seja possível oferecer um atendimento de qualidade, é preciso que a supply chain funcione de maneira precisa desde a captação da matéria-prima até a entrega final no endereço do consumidor ou na pronta-entrega na loja física.

A supply chain, ou cadeia de suprimentos, tem uma importância cada vez maior no comércio digital, pois a velocidade de entrega é um dos grandes desafios do varejo em todo o mundo.

De acordo com o relatório Global Consumer Insights Pulse Survey, elaborado em 2021 pela consultoria PwC, 49% dos brasileiros levam em consideração a entrega rápida na hora de escolher uma marca. 

Além disso, 36% dos clientes apontam a disponibilidade em estoque como fator crucial para a confirmação da compra online.

O frete grátis também é um fator importante para o público brasileiro, de acordo com um estudo desenvolvido pela Opinion Box em 2021. 

O relatório mostra que 52% dos compradores admitem que a entrega gratuita é um dos principais fatores que influenciam na finalização da compra e na fidelização do cliente.

Assim, para aprimorar o planejamento na gestão de estoques e melhorar o atendimento ao cliente, as varejistas estão apostando na chamada “logística omnichannel”, que possibilita ao cliente comprar tanto online quanto offline, experimentando o produto e buscando em uma loja física que funciona como centro de distribuição, entre outras possibilidades.

A ideia do varejo omnichannel é permitir que os clientes transitem entre o mundo físico e o virtual, escolhendo onde e quando retirar o produto de acordo com sua rotina.

Os consumidores, principalmente os mais jovens, estão cada vez mais habituados à possibilidade de escolha e, se a pessoa deseja um determinado produto e não o encontra à disposição na loja física ou virtual, ela poderá encontrá-lo na concorrência, a poucos cliques de distância.

A importância da supply chain para a entrega rápida

Antigamente, os varejistas operavam a logística com base em processos orientados a lotes (batches) nos depósitos.

Esse método funcionava quando os gestores sabiam exatamente qual demanda deveria ser atendida com antecedência.

No entanto, com a crescente exigência por velocidade, a operação de distribuição precisa ser flexível e o backoffice deve estar preparado para atender os pedidos em tempo real.

Uma pesquisa recente da consultoria McKinsey com diretores de cadeia de suprimentos mostrou que esse ritmo deve continuar acelerando nos próximos dois anos. 

Aproximadamente 75% dos varejistas de vestuário, bens duráveis e especializados pretendem desenvolver recursos para suas redes que ofereçam entrega de dois dias ou menos, e 42% visam a prazos de entrega de um dia para o cliente até o final de 2022.

Para dar conta dessa demanda e manter a operação da supply chain funcionando adequadamente, é importante contar com um sistema de gestão omnichannel que potencialize as ofertas e a experiência do cliente em todas as etapas.

Confira nosso texto e saiba como um sistema de gestão do varejo ajuda no crescimento da sua empresa e contribui para entregas mais rápidas, melhorando a experiência do cliente.