10 de Janeiro de 2023

O mercado de moda feminina não para de crescer e você deve prestar atenção nisso

O mercado de moda feminina no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, como o aumento da renda da população e o crescimento do setor de varejo. 

No entanto, a pandemia de Covid-19 também teve um impacto relevante neste crescimento, já que muitas pessoas passaram a fazer compras online devido às restrições impostas pelo distanciamento social. 

O fato é que o comportamento das pessoas e os meios para driblar a pandemia foram fatores essenciais para a criação de estratégias física e digital vindas dos lojistas. 

O aumento do comércio eletrônico de lojas de roupas e a popularidade das redes sociais, principalmente com o Instagram e o TikTok (com as chamadas lives shop de vendas de roupas, sapatos e acessórios), contribuíram para o crescimento do mercado de moda feminina. 

Afinal, mesmo com uma notória crise econômica mundial instaurada - em 2020, houve uma queda de 4,1% do PIB, a maior na série histórica do IBGE, mas o comércio varejista encerrou o ano em alta de 1,2% - o público feminino não deixou de consumir. 

Dados que impressionam e enchem os olhos

O segmento de moda no Brasil vem crescendo de forma notável nos últimos anos, graças ao aumento da demanda por produtos de qualidade, a pandemia e a proliferação de novas marcas no mercado.

De acordo com a publicação da revista Exame, sobre o futuro da moda no Brasil, só o mercado internacional cresce cerca de 11,4% ao ano, com a expectativa de faturamento de US$ 1 trilhão em 2025. Dessa maneira, a indústria da moda é o segmento com maiores resultados no e-commerce B2C, com vendas que chegam a US$ 525 bilhões por ano.

Aqui no Brasil, o setor movimenta R$ 229 bilhões de reais, sendo o maior em volume de quantidade de pedidos e representando 15% de tudo o que é consumido via internet.

O que está gerando esse crescimento e o que isso significa para o varejo?

Uma das principais razões é o comportamento cada vez mais exigente do público-alvo feminino, que está mais consciente de suas escolhas de compra e busca por marcas que reflitam seus valores e estilos de vida. 

É importante frisar também que muitas vezes a viralização de um conteúdo bem feito para uma marca de roupas reflete na atitude de comprar.

Além disso, a moda feminina também tem se beneficiado do aumento do poder aquisitivo das mulheres, que estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e têm mais recursos para investir em sua aparência.

Como mencionamos acima, a expansão do comércio eletrônico e a criação de inúmeras lojas virtuais de roupas e acessórios femininos permitiram que as marcas alcançassem um público ainda maior e facilitou o acesso das consumidoras a produtos de qualidade.

O potencial de crescimento do mercado de moda feminina no Brasil vai além do próprio setor. Com o aumento da demanda por produtos de qualidade, as marcas têm investido gradualmente em inovação e criatividade, o que tem gerado empregos e oportunidades no setor de design, tecnologia, produção e varejo.

Ademais, o crescimento do setor de vestuário feminino tem gerado um aumento da competitividade e da diversidade de opções no mercado, o que beneficia tanto suas consumidoras quanto os próprios varejistas. 

Fique de olho também: setor de moda masculina em potencial evolução

Embora o mercado de moda feminina esteja em constante crescimento, o segmento de vestuário masculino também tem um enorme potencial de expansão. Segundo dados divulgados pelo SEBRAE ao final de 2021, o setor de moda masculina movimentou mais de 13 bilhões de dólares no Brasil.

Uma das principais razões para o potencial crescimento deste mercado é a mudança nas expectativas e comportamentos dos homens em relação à aparência e à moda. Os homens estão mais preocupados com a própria aparência, buscando maneiras de se vestir de forma mais moderna e sempre de olho nas tendências.

Além disso, a expansão do comércio eletrônico, com a criação de lojas virtuais, e a popularidade de redes sociais, como o Instagram e TikTok, também têm contribuído para aumentar o interesse dos homens a novos estilos e tendências, o que de fato, pode estimular ainda mais o crescimento do segmento de vestuário masculino.

Crie estratégias físicas e digitais eficientes para alavancar o seu negócio

O crescimento do mercado de moda, seja feminino ou masculino, no Brasil é um fenômeno que não se deixa passar despercebido. Como você pôde ver, o segmento tem gerado um impacto muito positivo em diversos setores da economia.

Para manter o mercado aquecido, os lojistas têm combinado estratégias físicas e digitais para potencializar as vendas e manter seu público fiel, como investir em promoções, promover um atendimento de excelência e um ambiente acolhedor para os seus clientes. 

E, claro, nada disso é possível sem uma gestão assertiva para que todas áreas de interesse (compras, vendas, pessoas, fiscal, financeira, marketing, etc) estejam alinhadas para o crescimento do negócio. 

Você, que já é um varejista ou profissional do setor, deve ficar atento às tendências e oportunidades que esse mercado tem a oferecer a sua empresa. Por isso, conte com a expertise do Mannesoft +Lojas para alavancar o seu negócio e aumentar a eficiência de suas operações.

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