31 de Agosto de 2021

Gestão de processos: como aumentar a rentabilidade do varejo

Ao longo do tempo, os hábitos dos consumidores mudaram e o mercado varejista se tornou mais complexo e competitivo. Nesse cenário, as empresas que desejam aumentar a participação no mercado devem investir em gestão de processos e proporcionar experiências cada vez melhores aos clientes. Da primeira interação à entrega do produto.

Em um contexto de transformações constantes, a gestão de processos facilita o dia a dia de gestores e funcionários, permitindo que acompanhem e administrem os fluxos e participem ativamente nas operações em que estão envolvidos.

Ao aperfeiçoar esses processos, também é possível evitar que recursos importantes sejam utilizados de maneira inadequada, aumentando a rentabilidade e a eficiência da empresa como um todo.

Muitas redes varejistas têm problemas recorrentes de abastecimento, controle do estoque, integração de novos colaboradores ou descentralização de informações, por exemplo. 

Essas questões podem parecer pequenas, se isoladas, mas quando reunidas podem representar um grande prejuízo financeiro e perda do tempo da operação com tarefas redundantes e corretivas.

A solução para isso é uma gestão de processos eficiente, partindo de uma análise aprofundada da situação atual da empresa, realizando o desenho e a estruturação das ações que fazem parte da operação.

Nesse sentido, também é preciso prever a evolução das ações, ou seja, manter a rede de varejo preparada para o crescimento futuro.

Em resumo, a gestão de processos é a forma de gerenciar roteiros e critérios para a execução em uma empresa varejista, e essa atividade é fundamental para o sucesso da operação.

As principais vantagens do mapeamento de processos no varejo são:

  • Padronização de tarefas e entregas;
  • Diminuição de perdas e quebras;
  • Otimização do treinamento de novos colaboradores;
  • Redução do turnover dos colaboradores;
  • Melhora do atendimento e aumento da satisfação do cliente;
  • Identificação de pontos críticos da operação e busca por soluções assertivas.

No dia a dia de uma loja, existe uma grande quantidade de tarefas e diversos processos que precisam ser executados da melhor forma possível para que toda a cadeia funcione adequadamente e o cliente tenha uma experiência agradável.

Um gestor que busca a eficiência e melhores resultados deve investir em uma estratégia de mapeamento bem definido dos processos, buscando evoluir de acordo com as novas possibilidades e exigências do mercado varejista.

Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico, as empresas que adotam boas práticas de gestão conseguem manter a boa saúde financeira, se manter à frente da concorrência e criar uma imagem positiva perante os clientes e o mercado.

Como melhorar a gestão de processos com um ERP para varejo

Depois de mapear os processos e identificar os pontos críticos da operação, é preciso encontrar soluções que facilitem a estruturação e otimizem a estratégia do negócio.

Nesse sentido, a tecnologia é a principal aliada do gestor que deseja simplificar, aprimorar e aumentar a eficiência dos processos que antes eram feitos de forma manual e ocupavam muito tempo dos colaboradores.

Mais do que isso, uma solução tecnológica adequada, como um ERP para varejo, traz a possibilidade de centralizar os dados em uma única plataforma que, além de reunir os processos, também integra as áreas e aumenta a eficiência da estratégia.

Com uma única plataforma que automatiza e integra os diferentes setores, há um aumento na eficiência, permitindo ao gestor a tomada de decisões mais assertivas, pois tem acesso a indicadores e dados que fornecem uma visão mais ampla da operação.

O Mannesoft +Lojas é um ERP que foi planejado e desenvolvido para viabilizar o crescimento e expansão de redes de varejo a partir da ativação rápida de novas unidades.

A modalidade SaaS (Software as a Service) oferece os recursos necessários para a implantação, sustentação e evolução da solução, com escalabilidade e flexibilidade para se adequar a empresas de diversos portes e segmentos.

Ao integrar diversos módulos e funcionalidades, o +Lojas possibilita maior eficiência na gestão de processos e, com isso, resultados cada vez melhores.

Agende uma demonstração e conheça as vantagens do ERP omnichannel para redes de varejo.