23 de Novembro de 2021

Cloud computing: conheça as vantagens para o varejo

A internet e o comércio eletrônico trouxeram grandes transformações para o varejo e a experiência dos clientes com a empresa tornou-se fundamental para a decisão de compra. Nesse cenário, os varejistas estão aumentando cada vez mais os investimentos em tecnologia e a cloud computing é uma das principais aliadas do setor.

 

Novas tecnologias, como análise de dados, redes sociais, e-commerce e cloud computing, por exemplo, são recursos que possibilitam aos varejistas identificarem as preferências, comportamentos e expectativas dos consumidores, oferecendo, assim, experiências personalizadas de compra.

 

Embora o omnichannel seja o principal caminho para o futuro do varejo, empresas que desejam competir e sobreviver no mercado precisam gerenciar enormes quantidades de dados, o que demanda grande capacidade de armazenamento e outras funcionalidades solucionadas pela computação em nuvem.

 

Porém, mais do que isso, a implementação dessa e outras tecnologias estão revolucionando as estratégias empresariais no varejo.

 

Vantagens da cloud computing para o varejo

 

Nos últimos anos, o processo de vendas mudou, bem como a relação com os clientes e potenciais compradores. 

 

Cada vez mais, os gestores estão buscando soluções que aumentem a segurança, a confiabilidade e a produtividade em suas operações, mantendo a satisfação dos usuários. 

 

Dessa forma, as ferramentas tecnológicas ajudam a otimizar a operação comercial, reduzir o consumo de energia e gastos com manutenção de servidores, além de otimizar o trabalho dos colaboradores. 

 

A mobilidade proporcionada por essa tecnologia é outra vantagem para o varejo, pois possibilita o acesso ao sistema e aos arquivos em qualquer dispositivo com acesso à internet, melhorando a utilização de recursos. 

 

Da mesma forma, a cloud computing atende de maneira satisfatória a empresas com demanda variável, o que é comum devido à sazonalidade no varejo.

 

Com a ferramenta adequada, é possível escalar a demanda sempre que necessário, acompanhando o crescimento da organização e mantendo a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

 

Confira outras vantagens da cloud computing para o varejo:

 

  • Economia de recursos 

Com um ERP em Cloud para varejo, é possível reduzir custos desde o início da implementação, pois a organização não precisa manter uma estrutura interna com hardwares, softwares, firewalls, data centers locais, racks de servidores, colaboradores especializados, entre outros.

 

Assim, por meio da nuvem, é possível acessar essa estrutura de computação por um valor fixo e mais acessível, que pode ser adaptado de acordo com as necessidades da operação.

 

  • Segurança dos dados

A computação em nuvem está em constante desenvolvimento, principalmente com relação à segurança dos dados.

 

As empresas estão investindo cada vez mais em sistemas de proteção, criptografia, autenticação de acessos e outras formas de controlar a entrada de usuários não autorizados.

 

A tecnologia de cloud facilita a criação de regras e políticas de segurança, se aplicando ao usuário, onde e quando for utilizada.

 

  • Experiência do cliente

O crescimento do varejo, as possibilidades do e-commerce e as redes sociais aumentaram a competitividade no mercado.

 

Por isso, a experiência do cliente é um fator fundamental para as empresas que desejam se tornar omnichannel e se diferenciar da concorrência.

 

A flexibilidade e escalabilidade da tecnologia em nuvem pode ser utilizada para aprimorar os processos internos, automatizar tarefas burocráticas, gerar interações imediatas entre soluções, reduzir delays e aumentar a qualidade das informações disponibilizadas, aumentando a satisfação dos clientes.

 

Agora que você já conhece as vantagens da cloud computing para o varejo, entenda como um sistema de gestão ajuda no crescimento da sua empresa.