01 de Outubro de 2021

3 segredos de uma gestão de varejo bem-sucedida

A gestão de varejo é um conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo analisar, planejar, monitorar e utilizar os recursos envolvidos no processo de administração da rede.

Para isso, existem temas importantes que colaboram ativamente, como a gestão financeira, os pontos de venda (PDV), o mix de produtos, entre outras. 

A experiência do cliente também é um fator importante da gestão do varejo e envolve desde a forma de divulgação dos produtos, o atendimento em loja ou no site, até o pós-venda, buscando sempre a fidelização do consumidor.

Em um cenário adverso, como o atual, uma gestão eficiente pode fazer a diferença e apoiar a recuperação das vendas, que estão em passos de retomada nos últimos meses.

No Brasil, as vendas do varejo cresceram 7,2% em julho de 2021 com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Buscando ajudar os varejistas nessa recuperação, reunimos as principais técnicas aplicadas em uma gestão bem-sucedida. Confira:

1 - Projeção de estoque

O giro de estoque é um dos índices mais importantes do varejo, pois sinaliza o volume de estoque necessário em um determinado período de tempo para atender a um volume de vendas específico.

A partir desses dados, é possível calcular o nível mínimo em que o estoque precisará de reposição, alinhar o lead time do produto com os fornecedores, minimizando a perda das vendas causadas por falta de produto.

O giro de estoque possibilita ainda que o gestor identifique quais produtos têm maior aceitação do mercado, quais possuem uma baixa rotatividade e quais estratégias serão aplicadas para superar esses desafios.

Calcular corretamente os níveis dos estoques é fundamental para manter a saúde financeira da organização, já que estoques em excesso impactam o capital de giro e geram produtos encalhados, enquanto a falta de itens com alta demanda prejudica diretamente os resultados de vendas – por consequência, o faturamento da rede.

2 - Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas do gestor. Por meio dele, é possível acompanhar a movimentação financeira operacional do negócio.

Com essas informações em mãos, o gestor consegue fazer projeções financeiras mais realistas e acertadas, facilitando o cálculo para identificar a necessidade de investimentos para expansão ou contratação de novos funcionários, por exemplo.

Ao monitorar e analisar constantemente o fluxo de caixa, contando com um comparativo do previsto vs realizado, o gestor tem tempo de identificar variações e adaptar seu planejamento, procurando se antecipar a eventuais cenários desfavoráveis.

3 - Integração das informações em um ERP especializado em gestão para varejo

Um dos pontos mais importantes de uma gestão de varejo bem-sucedida é a utilização da tecnologia com o objetivo de simplificar a operação, automatizar tarefas e otimizar o tempo dos profissionais.

Para isso, varejistas de múltiplos segmentos podem se beneficiar de um sistema que centraliza as informações financeiras, fiscais, de estoque, vendas e logística em um único ERP.

O Mannesoft +Lojas é um ERP especializado em varejo que integra as operações da frente de loja ao backoffice, do início ao fim.

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